Servidores se mobilizam diante de ameaça de votação da PEC 32

Representantes do ANDES-SN participaram, na terça-feira (13), de reunião promovida pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público para discutir a ameaça de retomada da votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32/20), da Reforma Administrativa.

A mobilização pelo arquivamento da PEC se intensificou diante da ameaça do presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira (PP/AL), de retomar a votação no Congresso, o que tem provocado apoio de algumas bancadas parlamentares.

“Essa luta não é exclusivamente dos servidores públicos. Não é e não deve ser. Ela é de toda a população”, afirmou Jennifer Webb, 1ª tesoureira do Sindicato Nacional.

Contraponto à PEC 32

Na última semana, o governo federal divulgou que decidiu criar um Grupo de Trabalho (GT) com representantes dos ministérios da Gestão e Inovação, da Fazenda, do Planejamento e da Casa Civil, para elaborar uma proposta de reforma administrativa. O pacote, que deve ser um contraponto à PEC 32, terá como base projetos que já estão em tramitação, além de novas propostas e iniciativas que não demandem alterar a legislação vigente.

No entanto, até o momento não foi sinalizado para as entidades representativas dos servidores e das servidoras federais de que forma esse GT do governo irá contemplar os aspectos abordados nas mesas setoriais e específicas.

Plenária Nacional do Fonasefe

Para tratar desse e de outros temas da pauta de lutas do funcionalismo federal, o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Federais (Fonasefe) realizará uma Plenária Nacional neste sábado (16), em formato híbrido. A atividade acontecerá na sede da Condsef, em Brasília, com link para participação pela internet.

Compartilhe nosso conteúdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email