ANDES-SN participou da Mesa de Negociação com governo. Na pauta, perdas acumuladas e reajuste para 2027

Aconteceu ontem, 25.6, a segunda rodada deste ano da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). As e os docentes das Universidades Federais foram representados pelo ANDES Sindicato Nacional.
Segundo o Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais), a pauta foi organizada em três pontos:
1 – Novas Tecnologias de Governo Digital (SGD);
2 – Entregas relacionadas às demandas da pauta da Mesa Central;
3 – Demandas da pauta em estudo.
Dentre os itens do ponto 2, a(o)s servidora(e)s federais cobraram a correção das perdas salarias acumuladas em 14,82%, conforme estudo do DIEESE, e a reserva de recursos orçamentários para reajuste a ser negociado e implementada no primeiro semestre de 2027.
O secretário de relações de trabalho do MGI, José Feijóo, afirmou que existe uma avaliação positiva do governo de que a reserva de recursos de concretize. A bancada da(o)s servidora(e)s exigiu uma nova rodada da MNNP ainda em agosto para tratar sobre as travas existentes no PLDO de 2027.
Outro ponto levantado pela bancada da(o)s servidora(e)s foi a cobrança de melhorias no método da Mesa, para que haja acordo conjunto da pauta antes das reuniões e envio prévio dos estudos feitos pelo governo.
Ainda que o governo tenha feito sinalizações positivas às demandas, não foi informada nenhuma medida. O ANDES permanece atento ao processo de negociação.