ANDES-SN critica morosidade do governo na Mesa Nacional de Negociação

O ANDES-SN, que participa da Mesa Nacional de Negociação desde o começo como representante das e dos docentes das instituições federais de ensino superior, manifestou indignação com a morosidade do governo após encontro desta quinta-feira (16), quando novamente não se teve qualquer avanço.

O governo mais uma vez descumpriu com o acordado e não apresentou proposta concreta de reajuste salarial, alegando apenas que tentará construir um índice para a próxima reunião, marcada para 15 de dezembro –  após a previsão de votação da Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA).

Prioridades

Desde a reabertura da Mesa, em fevereiro, nenhum item da pauta do funcionalismo foi atendido. Para o Sindicato Nacional, a falta de proposta não se deve à ausência de recursos, mas às prioridades do governo federal, que tem privilegiado banqueiros e o setor privado em detrimento dos serviços públicos.

Durante toda a reunião, diversas categorias permaneceram em vigília no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, onde ocorria a Mesa. Antes disso, nos dias 07 e 08 de novembro, foi realizada uma expressiva jornada de luta, com atos e paralisações, exigindo respostas concretas do governo às nossas reivindicações, que deve ser intensificada ainda mais. “É momento de ampliar a mobilização e mostrar a força das servidoras e dos servidores. Chega de enrolação”, enfatiza o ANDES-SN.