Começou o segundo semestre de 2024 na UFRGS. Sobrevivemos a enchentes, descasos do poder público com os efeitos da catástrofe sócio-climática, padecemos de novo de necessidade de aulas remotas, mas estamos aqui para renovar expectativas e demandar soluções.
Começou, também uma nova administração à frente da reitoria em nossa universidade. Nos alegramos pela retirada das grades que isolavam o prédio da reitoria e desejamos que medidas de ruptura com a ordem autoritária continuem a acontecer.
Apesar da luta sem trégua de setores da comunidade universitária durante os 4 anos de intervenção do governo bolsonarista na universidade, e o desrespeito à sua autonomia, o interventor bolsonarista na UFRGS terminou o mandato sem que a sua destituição fosse chancelada pelo novo governo federal. Ainda assim o ANDES na UFRGS se congratula junto com aqueles que não desistiram da luta e se orientaram pelos princípios da democracia. Entre aqueles que lutaram até o fim esteve o CONSUN que tomou duas decisões históricas nos últimos tempos: a destituição do interventor e a paridade na eleição para a reitoria.
Parabéns à comunidade da UFRGS que teve a coragem de seguir lutando mesmo contra as adversidades. Estamos do mesmo lado.
Neste novo tempo que se inaugura na direção central da UFRGS esperamos que a comunidade universitária, composta por milhares de pessoas que circulam diariamente em seus campi, seja atendida em sua real importância e dimensão, que avisos de medidas urgentes sejam comunicados com antecedência pelos canais institucionais devidos e que não saibamos das notícias pela RBS. Desejamos que ao pensar na segurança dos alunos, se pense também na dos seus trabalhadores: professores(as) e técnicos(as).
Uma comunidade deste tamanho merece uma direção que defenda a recomposição das linhas de transporte urbano para o campus do Vale retiradas há meses e que dificultam a vida de docentes, discentes e técnicos, entre outros exemplos. Na avenida João Pessoa, em frente à Faculdade de Ciência Econômicas, professores, estudantes e técnicos se aventuram todos os dias no meio dos carros porque não há um sinal para pedestres em parte da travessia. Transporte público decente e vias de tráfego adequadas nas vias públicas é contribuir para evitar o uso o transporte privado.
Para celebrarmos o reencontro neste novo semestre e debater os desafios que temos pela frente, o ANDES/UFRGS convida todas e todos os docentes para o evento “Fala, Prof.!”, no dia 4, às 16h, no pátio da Faculdade de Educação. O tema do nosso encontro será “Antirracismo na Universidade”, com a participação especial dos professores Loiva de Oliveira, Bruna Santiago e Marcello Assunção. Música e um lanche especial tornarão nosso encontro ainda mais agradável. Convide seus colegas e participe! Desejamos a todos um excelente semestre letivo!