ANDES-SN repudia declarações de Weintraub sobre suspensão das aulas

A Diretoria do ANDES-SN emitiu, na quarta-feira (18), nota de repúdio às declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que criticavam a decisão das Ifes de suspender temporariamente as atividades em função da pandemia do Coronavírus. O representante do governo classificou a medida de “precipitada” em vídeo postado nas redes sociais na terça-feira (17), e pediu que alunos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia voltem às aulas e fiquem disponíveis para atender brasileiros contaminados.

Para o Sindicato Nacional, a fala do ministro foi irresponsável . “Estudantes, ainda em processo de formação, não estão preparado(a)s para as tarefas que cabem à(o)s profissionais da saúde. Além do extremo desrespeito que isso representa à vida da população e desse(a)s estudantes, essa sugestão mascara a falta de investimento no SUS, que necessita, mais do que nunca, de investimentos públicos para, entre outras questões, contratação de profissionais da saúde e garantia de equipamentos de proteção individual e insumos, para dar conta das demandas sanitárias, intensificadas no quadro da pandemia”, esclarece a nota.

A entidade lembra que a vigência da EC nº 95, chamada de “Teto dos Gastos”, é um elemento central no processo de sucateamento dos serviços públicos – em especial da saúde e da educação. “As declarações de Weintraub se alinham às ações diversionistas, irresponsáveis e anticientíficas propagadas por Bolsonaro e pela extrema direita, que debocham da população. Essas atitudes custarão muitas vidas da classe trabalhadora”, lamenta o sindicato docente, reforçando seu compromisso com a Saúde e a Educação públicas de qualidade, que demandam investimento público. Para ler a nota na íntegra, clique aqui.