Agenda de atividades para as próximas semanas está suspensa em função das enchentes

Caras e caros colegas,

Esperamos que essa mensagem lhes encontre bem, dentro das possibilidades que enfrentamos.

O ANDES/UFRGS presta solidariedade a quem foi afetado pelas enchentes, falta d’água e de energia elétrica. Sabemos que muitas/os de nós estamos envolvidas nas ações de acolhimento e abrigo dos mais vulneráveis. Outros tantos estão isolados em suas moradias e não têm acesso aos recursos mais fundamentais para a vida humana. Há também quem tenha necessitado abandonar suas casas.

O desastre que o RS vive hoje é mais um em uma série de eventos climáticos extremos, que se intensificam a cada ocorrência e não dão sinal de que vão cessar. O avanço dos interesses de grupos econômicos sobre a estrutura estatal em conjunto com governos privatistas, focados na eficiência econômica e no desmonte do aparelho do Estado, são aliados do negacionismo científico, que há muito debocha do agravamento das mudanças climáticas.

As enchentes mostraram que o silêncio e a ação pífia dos grandes conglomerados econômicos do RS e do Brasil são superados pela solidariedade do povo para o povo. De todos os lugares, perto e longe, chegam diferentes formas de ajuda em meio ao caos. Alimentos, água, roupas, medicamentos, ração para animais e voluntariado se somam em uma frente de urgência.

O ANDES Sindicato Nacional se soma a essas iniciativas e fez, via secretaria regional, contribuição financeira que o ANDES/UFRGS repassou para a cozinha solidária do MTST e para o MST, protagonistas de ações responsáveis, organizadas e consistentes neste momento.

Na UFRGS, quando na semana passada já se anunciavam os estragos grandes que seriam causados, os interventores fizeram ouvidos moucos e deixaram a comunidade acadêmica à própria sorte, o que levou diretores de unidades e coordenadores de programas de pós-graduação a tomarem decisões autonomamente sobre as atividades em cada lugar. Apenas no final de semana, quando a tragédia já era notória, as atividades acadêmicas foram suspensas por um prazo absolutamente insuficiente para a retomada face à conjuntura que enfrentamos.

Não sabemos quando todas e todos os estudantes, professores e técnicos-administrativos em educação da UFRGS poderemos retornar às atividades regulares. São tempos excepcionais e exigem excepcionalidades. Estamos cansados, viemos de uma sobrecarga de semestres de recuperação da pandemia e acúmulo de trabalho. No entanto, não podemos abrir mão de ninguém, especialmente de quem mais precisa da universidade. Por isso, o ANDES/UFRGS apoia a suspensão do calendário acadêmico.

Informamos que a agenda de atividades prevista para as próximas semanas está suspensa, o que inclui o Encontro da Regional RS do ANDES-SN, as atividades de mobilização para a greve na UFRGS e o Seminário de 60 anos do golpe empresarial-militar no Brasil. Ainda, as entidades da comunidade da UFRGS estão coletando doações via pix: pixrssolidariedade@gmail.com, caso queira e possa ajudar.

Com os votos de que superemos esse momento com serenidade, união e indignação organizada,

Diretoria do ANDES/UFRGS