XXI Encontro Regional RS do ANDES-SN aborda carreira docente e multicampia

 

O campus da Unipampa em São Borja sediou, nos dias 25 e 26 de outubro, o XXI Encontro Regional RS do ANDES-SN. Entre os temas abordados estavam o programa Future-se e o financiamento das universidades e Institutos Federais no contexto de Multicampia.

A Palestra do professor  Amauri Fragoso (UFCG), intitulada “Future-se: seus impactos e perspectivas de resistência docente”, abriu o evento apresentando três questões para debate: a crise no financiamento da C&T e das Universidades; o Fundo Público para financiamento; e o fato de que dois em cada três alunos das universidades públicas vêm de escolas públicas. Nesse contexto, foi destacado que não existe mais espaço para remanejo de recursos e que, como os orçamentos estão estrangulados, é preciso lutar pela derrubada da EC 95/16.

“Amauri destacou que o dados mostram que a falta de financiamento foi um processo construído até a gente chegar ao Future-se”, relata o professor Guilherme Dornelas Camara, que representou o ANDES/UFRGS no Encontro.

Outra informação importante do painel foi que apenas quatro empresas no Brasil investem em Pesquisa e Desenvolvimento no país: Petrobras, Embraer, Vale e Totvs. “Falar em investimento de empresas em pesquisas nas Universidades é um absurdo”, pontua Camara, acrescentando que o palestrante ainda reiterou a inexistência de um projeto de Universidade para a periferia do capital. O financiamento das universidades e institutos federais, no contexto da multicampia, foi abordado pela professora Caroline Lima, 1ª secretária do ANDES-SN, no sábado (26). A professora enfatizou a importância de aprofundar nas seções sindicais o debate sobre a incorporação de diferentes formas de participação dos docentes dos diferentes campi na gestão sindical, de maneira a garantir a presença das bases dos campi nas deliberações. Também alertou sobre a necessidade de adequação do estatuto do ANDES-SN para respaldar as assembleias descentralizadas em diferentes campi, uma prática já existente em algumas seções.

À tarde, aconteceu o Fórum das Seções Sindicais, com relatos de cinco entidades.

Veja aqui a cobertura do evento.