Vitória do Sinasefe garante nomeação de Reitor eleito do IFRN 

 

Após oito meses de intervenção, o governo federal foi obrigado, por determinação da Justiça, a nomear o Reitor eleito do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), professor José Arnóbio. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21).

A sentença, da 4ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, foi divulgada no dia 11 de dezembro, após ação do Sinasefe Natal-RN. O processo judicial foi decorrente de ampla mobilização da comunidade – que seguiu ostensivamente em luta pela defesa da democracia no Instituto.

Intervenção

O governo Bolsonaro já interferiu em nomeações de cerca de 20 instituições federais de ensino no país, inclusive na UFRGS. No caso do IFRN, desde abril, o comando estava com um reitor pro tempore, que sequer participou do processo eleitoral, realizado em dezembro de 2019.

Na época, Arnóbio venceu  com 48% dos votos – decisão aprovada pelo Conselho Superior (Consup). “Depois de um período tão difícil para a nossa comunidade acadêmica, vivendo isso em meio a uma pandemia, recebemos a decisão judicial e a nomeação com alívio e alegria. Temos muito trabalho para fazer no IFRN e não descansaremos até conseguir trazer a nossa instituição ao patamar de excelência de antes desse período”, afirmou o reitor eleito – e empossado.