UFRGS suspende aulas até 5 de abril

 

Em comunicado postado na noite deste domingo (15) no site da Universidade, a Reitoria da UFRGS informou que suspendeu as aulas de graduação e pós-graduação desde 16 de março até 5 de abril, em função do agravamento da pandemia do COVID-19. De acordo com o texto, “o andamento das atividades administrativas e operacionais será avaliado e equacionado entre a Administração Central e as diferentes instâncias da Universidade, com a possibilidade de aplicação da modalidade de trabalho remoto”. As aulas do Colégio de Aplicação (CAP) também foram suspensas pelo mesmo período.

Serão mantidas as bancas de qualificação e de defesa de dissertação e de tese, com o indicativo do uso de recursos a distância, bem como os concursos já programados. A Universidade já havia suspendido atividades extracurriculares, como palestras e cursos desde o dia 13 de março.

Em nota, a Assufrgs orienta os servidores técnico-administrativos a suspenderem as atividades de ensino, pesquisa e extensão, como já ocorre no IFRS. O ANDES-SN soltou nota manifestando sua solidariedade à(o)s técnico(a)-administrativo(a)s e trabalhadore(a)s terceirizado(a)s de universidades, IFs e CEFETs, que estão sendo tratado(a)s de modo desigual em relação à categoria docente na política de suspensão das atividades dessas instituições como medida de contenção da pandemia do novo Coronavírus.

Aulas canceladas em Ifes de todo o país

Em Porto Alegre,  IFRS e UFCSPA já haviam anunciado a suspensão das aulas na semana passada, assim como as instituições privadas ESPM e PUCRS. No Instituto Federal, a decisão foi anunciada na sexta (13) e paralisou as atividades de 17 campi por uma semana. “As atividades administrativas presenciais (campi e Reitoria) também estão suspensas, mas garantindo a manutenção daquelas necessárias para assegurar a preservação e funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos”, esclarece a nota.

Na Federal de Ciências da Saúde, a medida vai até 28 de março, e os eventos foram cancelados por 100 dias. “Os coordenadores de curso e chefias de departamentos colaborarão na construção de um plano de contingência para recuperação de aulas e demais atividades, visto que o calendário acadêmico também foi adiado”, acrescenta o comunicado.

Diversas Ifes estão deliberando nessa mesma direção em todo o Rio Grande do Sul e pelo país. Por enquanto, já adotaram a medida Ufpel,  UFSM, UnB, UFRJ, UFF, UFTM, UFV, UFSC, UFPR, UTFPR, UFSCar, UFPE, UFRPE, Univasf, Ufape, IFPE, IF Sertão e Ufam.

Em relação ao ensino fundamental e médio da rede municipal, a prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta segunda-feira (16), que as aulas serão interrompidas a partir de quarta-feira (18), e solicitou que a rede privada adote a mesma postura. No mesmo dia, a direção do Sinpro/RS encaminhou ofício às representações patronais solicitando a interrupção imediata das atividades letivas na rede privada e a dispensa do comparecimento dos professores aos locais de trabalho.

O ANDES/UFRGS recomenda que as e os docentes cumpram com os protocolos de prevenção à contaminação disponíveis em https://coronavirus.saude.gov.br/. Esperamos que as medidas adotadas contribuam para preservar a sua saúde, de suas famílias, da comunidade universitária e da população de Porto Alegre e entorno. Após o necessário período de suspensão das aulas, a reposição adequada do calendário acadêmico deverá ser definida com a participação de docentes, técnicos e estudantes. Em acordo com a orientação das entidades nacionais, Andes-SN, Fasubra e Sinasefe, recomendamos que todas as atividades cotidianas não essenciais da Universidade sejam suspensas, acompanhando a suspensão das aulas. Também, não indicamos que as atividades até então previstas como presenciais sejam convertidas em EaD. Prezamos pelas vidas de todas e todos.

ANDES/UFRGS suspende temporariamente evento “Mamãe é cientista”

Programado para o próximo dia 25 de março, o seminário “Mamãe é cientista: os desafios da maternidade nas trajetórias de trabalho”, iniciativa do ANDES/UFRGS para marcar o Dia da Mulher, foi suspendido temporariamente. Nova data será anunciada oportunamente.

O evento tem como objetivo reunir representantes de diversas áreas de conhecimento para incentivar a reflexão sobre gênero e mercado de trabalho.

Andifes divulga ações

Em nota emitida na sexta-feira (13), a Andifes publicou as ações que vem tomando para assessorar as universidades diante da situação. “Como diretrizes maiores, estabeleceu seguir as orientações das autoridades sanitárias, manter diálogo permanente com as autoridades administrativas, prezando por transparência e rigor no trato com as informações, bem como por respeito às especificidades de cada região e, sobretudo, à autonomia das universidades”, afirma o texto, destacando que todos os recursos das universidades federais (especialmente, por seus cientistas e pesquisadores) estão agora em sintonia com o esforço da sociedade brasileira para superar esse problema grave e emergencial.