O ANDES/UFRGS participará, na segunda-feira (18), de nova mobilização nacional pela Campanha Salarial 2024, cada vez mais prejudicada pelas políticas do governo federal. No mesmo dia, deverá ser realizada nova rodada da Mesa Nacional de Negociação, mas até agora não qualquer proposta concreta para o funcionalismo.
No dia 18, às 11h30 da manhã, no campus do Vale, haverá panfletagem em frente ao prédio da Faurgs. Já no campus Centro, a atividade acontecerá a partir das 17h30, na frente da Faced. Convide seus colegas e compareça!
A adesão à data, convocada pelo ANDES-SN e outras entidades, foi deliberada em Assembleia Geral e Assembleia de Sócios nesta quarta (13), data em que foi oficializada a exclusão de servidoras e servidores da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 (PLN 4/23), sob alegação de que haverá negociações em separado com as categorias.
Representantes do Sindicato Nacional participaram, em Brasília, da reunião da Comissão Mista de Orçamento em que foi apresentado o relatório final do texto. “Infelizmente, não consta qualquer menção de recursos destinados à recomposição salarial dos servidores públicos federais”, denuncia Lucia Lopes, 3ª vice-presidenta do Sindicato Nacional.
42º Congresso do ANDES-SN
Ainda na assembleia de docentes da UFRGS, foram eleitos os professores Guilherme Dornelas Camara, pela Diretoria; Daniele Cunha e Rafael Kruter Flores, pela base, para compor a delegação que participará do 42º Congresso do ANDES-SN. O encontro acontecerá em Fortaleza (CE), de 26 de fevereiro a 1º de março, com o tema “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.
Também foi informada a criação do GTPAUA, de Política Agrária, Urbana e Ambiental; e a participação da Seção nos processos do Consun que viabilizaram a aprovação da paridade por setores na escolha de reitores(as) e da destituição de Carlos Bulhões e Patrícia Pranke, assim como a reunião de entrega do parecer ao MEC.