O ANDES/UFRGS promove, nesta quinta-feira (5), mais uma Roda de Conversa virtual sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Na pauta, serão abordados os direitos docentes durante a suspensão das aulas presenciais. As e os docentes também poderão realizar uma avaliação do sistema implementado, de modo provisório, em agosto deste ano, após uma discussão bastante acalorada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Um representante do escritório RCSM Advocacia, que faz a assessoria jurídica da Seção Sindical, participará do encontro, marcado para as 14h e acessível pelo link https://mconf.ufrgs.br/webconf/andesufrgs.
As atividades remotas na UFRGS começaram em 19 de agosto, menos de 20 dias depois da implementação do sistema emergencial. O processo exigiu esforço por parte das e dos docentes para ajustar os conteúdos às plataformas virtuais, aprender a manipular softwares e rever rotinas em meio ao confinamento e à falta de estrutura.
Por isso, a Roda de Conversa – quarta edição promovida pela Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS – será uma oportunidade de professores e professoras discutirem todo esse processo, assim como seus direitos no ERE, ao qual se somam a intervenção e a falta de planejamento da administração central da Universidade para as atividades de ensino do semestre 2020/2. Participe!