Reunião do Setor das IFEs debate Campanha Salarial, Arcabouço Fiscal e fim da lista tríplice

Em reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (IFEs) realizada nos dias 3 e 4 de junho em Brasília, representantes de diversas seções sindicais do ANDES-SN discutiram pautas como a Campanha Salarial 2024, a luta contra o arcabouço fiscal e o fim da lista tríplice.

Professoras e professores abordaram a necessidade de fortalecer a luta em conjunto com o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), participando da semana de mobilização entre 12 e 16 de junho.

“O arcabouço fiscal incide diretamente nas condições de trabalho, infraestrutura remuneração dos trabalhadores, uma vez que a partir desse orçamento será a deliberada a questão do aumento de salários. Entendemos como fundamental incidir a partir de mobilizações permanentes, locais e nacionais, indo para a rua e levando uma proposta de oposição à pauta neoliberal que o projeto apresenta no seu conteúdo”, comenta Loiva de Oliveira, que participou da reunião pelo ANDES/UFRGS.

Regional RS do ANDES-SN na reunião do setor

“Avançamos, ainda, na discussão de nossa campanha salarial, indicando nossa posição diante da Mesa Nacional de Negociação Permanente, a ser levada em conjunto com o Fonasefe, e aprofundamos um pouco mais nossos debates em torno do PL que visa pôr fim à lista tríplice nas Instituições Federais de Ensino, fazendo valer nosso histórico entendimento de que são tais instituições que devem decidir sobre seus rumos e dirigentes”, relatou Luís Augusto Vieira, 2º vice-presidente da Regional Planalto e da coordenação do Setor das Ifes.

A próxima reunião do Setor está prevista para o final de semana de 01 e 02 de julho.

Agenda
Conforme deliberação das e dos participantes, de 12 a 30 de junho haverá rodadas de assembleias gerais nas seções sindicais para debater a campanha salarial e atividades locais de mobilização. Assim que definido, divulgaremos o calendário da UFRGS.

Semana de Mobilização
A Diretoria do ANDES-SN convocou todas as seções a participarem ativamente das mobilizações da “Jornada de luta pela campanha salarial e contra o arcabouço fiscal”, que acontecerá de 12 a 16 de junho, em Brasília (DF). De acordo com a circular nº 169/2023, é essencial que a categoria esteja unida para enfrentar os desafios impostos pelo atual cenário político e econômico.

“Seremos agentes de transformação, tornando a Semana de Mobilização pela Campanha Salarial 2024 um marco em nossa luta pela valorização da educação e do(a)s profissionais que a constroem diariamente”, afirma o documento.

 

Foto do topo: ANDES-SN