Responda à Enquete Nacional sobre Condições de Trabalho e Saúde Docente

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) iniciou em 16 de setembro a segunda etapa da Enquete Nacional “Condições de Trabalho e Saúde Docente”, que se estenderá até 19 de dezembro. Ampliando o escopo da primeira fase, realizada entre maio e junho, esta nova etapa abrange todas as instituições de ensino da base do ANDES-SN, convidando docentes do ensino superior, básico, técnico e tecnológico de universidades públicas (federais, estaduais, distritais e municipais), Institutos Federais e Cefets, ativos e aposentados, a participarem.

O levantamento busca traçar um perfil detalhado do corpo docente brasileiro, considerando critérios como autodeclaração de cor e raça, idade, identidade de gênero e tempo de docência. Além disso, a enquete investiga as condições de trabalho a partir de quatro eixos principais: Demandas, exigências e cotidiano profissional; Tempo de trabalho; Condições estruturais e Salariais; e Relações de Trabalho e Organização Sindical. O objetivo é coletar dados que contribuam para a luta do ANDES-SN por melhores condições de trabalho e saúde docente.

A confidencialidade das informações pessoais é garantida, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A enquete é conduzida pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do ANDES-SN. Docentes em afastamento para capacitação, qualificação ou licença saúde devem responder o questionário considerando o último semestre de atividade na instituição.

A participação de docentes aposentados, tanto os que ainda realizam atividades quanto os que já não atuam, também é fundamental para a construção de um panorama completo da realidade da categoria. O ANDES-SN reforça a importância da participação de todos e todas para fortalecer a luta por uma educação pública de qualidade e pela valorização da carreira docente. Não é preciso ser sindicalizado no ANDES-SN para participar da enquete, que poderá subsidiar os debates e proposições no Sindicato Nacional.

A enquete está disponível online e pode ser acessada clicando AQUI.

 

Em breve traremos informações sobre as condições de atenção à saúde dos trabalhadores na UFRGS.