Em meio à retomada das aulas presenciais, agendada para segunda-feira (13), a comunidade universitária da UFRGS se mobiliza em defesa da Educação, contra os cortes de verbas e contra a intervenção nas IFEs.
O governo Bolsonaro divulgou, no final de maio, um novo bloqueio orçamentário que representará R$ 1 bilhão a menos para universidades e institutos federais.
Para lutar contra mais esse ataque, de 9 a 14 de junho, diversas atividades serão organizadas em todo o Brasil, culminando com uma grande manifestação em Brasília. Confira abaixo o cronograma e participe da luta!
9 de junho: Dia de Mobilização contra os cortes de verbas
Na quinta-feira (9), estudantes e trabalhadores de todo o país realizam atos de protesto contra os cortes na educação pública. Em Porto Alegre, haverá manifestação às 17h, na Faculdade de Educação da UFRGS (Faced).
13 de junho: Assembleia Docente
Primeiro dia de aulas presenciais desde o fim do ERE, segunda-feira (13) será dia de movimentação intensa nos campi da UFRGS. Desde as 10h, representantes do ANDES/UFRGS estarão em frente à Faculdade de Educação (Faced) para conversar e esclarecer dúvidas das e dos docentes, em concentração para nova Assembleia Geral Docente, às 16h30, na Sala 102.
O contexto da UFRGS neste retorno aos campi e as condições de trabalho para esse recomeço são itens de pauta, assim como a mobilização e construção de greve da Educação, que vem sendo debatida pelas diversas seções sindicais do ANDES-SN.
14 de junho: Ocupa Brasília
Seguindo uma agenda de mobilização intensa em frente ao Congresso nacional, estaremos novamente em Brasília reivindicando o fim dos cortes, a recomposição salarial e serviços públicos de qualidade para a população.