Docentes e técnicos das universidades federais do Rio Grande do Sul realizam nesta quinta-feira, 21, uma caminhada no centro de Porto Alegre. A concentração ocorre às 10hs na reitoria da UFRGS. Logo após, os trabalhadores partem em caminhada até o Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público. A marcha é uma atividade estadual, pois irá reunir os docentes e técnicos da UFSM, da FURG, da UFRGS e da UFPel.
Conforme a coordenadora geral da Associação dos Funcionários da UFRGS e UFCSPA (ASSUFRGS), a greve dos servidores e técnicos da UFRGS completa duas semanas na sexta-feira, 22. Bernardete Menezes afirma que a paralisação nas Universidades e Institutos Federais significa um mutirão pela educação. “Essa greve significa a defesa de uma educação pública de qualidade”.
Bernardete diz que os técnicos das instituições federais reivindicam um piso salarial de três salários mínimos; vale alimentação equiparado aos servidores da justiça, que hoje é de R$ 700,00 e incentivo a qualificação profissional.
Caminhada dos técnicos e docentes federais por melhores salários e condições de trabalho: concentração às 10h na reitoria da UFRGS
(Campus Central)
20.06.2012