A cidade de Porto Alegre foi escolhida para receber o próximo Congresso do ANDES-SN. A deliberação foi tomada por unanimidade durante a 39º edição do evento, realizada entre os dias 04 e 08 de fevereiro, na USP, em São Paulo.
Ao apresentar a candidatura única, professora Rúbia Vogt, presidente do ANDES/UFRGS e membro da delegação da seção sindical no encontro, pontuou as facilidades de acesso à capital gaúcha e destacou lutas empenhadas pelos docentes, estudantes e técnicos da UFRGS.
“Assim como o Congresso marca os 40 anos do Sindicato Nacional, nossa seção sindical já completou 40 anos em 2018,”, observa Rúbia, “sempre mobilizando e fazendo a luta”. Veja aqui vídeo da presidente do ANDES/UFRGS sobre a escolha da próxima sede do evento.
Esta vai ser a segunda vez que a capital do Rio Grande do Sul recebe o evento. A primeira foi em 1998. “A realização deste congresso em Porto Alegre será extremamente importante para a unidade da classe trabalhadora em defesa da educação pública, que tem sido alvo principal de ataques neste governo”, pondera o professor do Colégio de Aplicação Rafael Cortes, diretor do ANDES/UFRGS, que também integrou a delegação em São Paulo.
A próxima edição do congresso também deverá deliberar sobre as indicações de um Conad extraordinário, que debaterá a atuação da CSP-Conlutas nos últimos dez anos, a relevância da central sindical e popular na luta de classes e sobre a permanência do Sindicato Nacional na central. Após extenso debate, que dividiu opiniões sobre a atuação da CSP-Conlutas, a decisão pela permanência foi tomada com 255 votos a favor e 142 contrários. O debate sobre o tema prosseguirá no Conad extraordinário, precedido de debates nas bases via secretarias regionais e seções sindicais.
Recorde de participação
Quase 700 docentes participaram do 39º Congresso, que bateu recorde de público. No total, 86 seções sindicais estiveram presentes com 460 delegados, 178 observadores; 14 convidados e 34 diretores do ANDES-SN, totalizando 686 pessoas.
Com tema central “Por Liberdades Democráticas, Autonomia Universitária e em Defesa da Educação Pública e Gratuita”, o encontro definiu o cronograma de lutas para 2020, que já deve iniciar com greve em todo o país, como estímulo a um movimento paredista da Educação.
O calendário prevê, também, a realização de assembleias de base nas universidades até o dia 13 de março, para decidir sobre adesão à paralisação. O resultado dessas deliberações será levado à reunião do Setor das Federais do Sindicato Nacional, nos dias 14 e 15 de março.
Saiba mais sobre o calendário de lutas aqui.
Chapas para diretoria do ANDES-SN
Duas chapas se inscreveram para participar do processo eleitoral para a diretoria que estará à frente do ANDES-SN, durante o biênio 2020/2021. As chapas apresentaram, durante o último dia do 39º Congresso do ANDES-SN (8), os candidatos aos cargos de presidente, secretário-geral e 1º tesoureiro. E têm até o dia 9 de março para apresentar a composição completa das chapas. As eleições acontecem entre os dias 12 e 13 de maio de 2020, em todo o território nacional.