Portal reúne ações de Universidades e Institutos Federais para enfrentamento da pandemia

 

 

Em parceria com diversas Instituições Federais de Ensino, o Ministério da Educação (MEC) criou um portal para monitorar o funcionamento e as principais ações de universidades, institutos federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II durante a pandemia do novo Coronavírus. A atualização do painel é feita pelas próprias instituições.

O objetivo é verificar em tempo real as redes de ensino federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal para saber onde e como o governo pode agir de maneira mais efetiva, em conjunto com os entes federativos, entidades representativas e as próprias instituições, que têm contribuído com testes para detecção do vírus, produção e distribuição de equipamentos de proteção, respiradores e álcool em gel, além de pesquisa em desenvolvimento de vacina, campanhas de solidariedade e assessoramento a órgãos de saúde.

O portal organiza informações que estavam dispersas em outros repositórios. “Os dados coletados são processados em uma plataforma de Big Data, que relaciona informações da Plataforma Nilo Peçanha, do Censo da Educação Superior, do IBGE e do Portal da Transparência para cálculo automático dos indicadores, construção de mapas interativos e visuais das ações das instituições”, explica o professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e desenvolvedor do painel, Poty Lucena.

Já integram a plataforma mais de 1,2 mil ações realizadas, somando um alcance de 75,4 milhões de pessoas.  Há também abas para verificar o funcionamento das universidades e dos institutos federais, além de números de docentes, discentes, técnicos e do percentual de funcionários com atividades suspensas das instituições.

Outro painel, voltado à Educação Básica, deve ser lançado em breve, em conjunto com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a Unimed.

Para acessar o portal, clique aqui.