O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS (NEAB) lançou, na terça-feira (20), a campanha UFRGS Contra a Fome, que busca recolher alimentos e doações em dinheiro (a serem revertidas em cestas básicas) para quilombos, comunidades indígenas e periféricas. O ANDES/UFRGS, juntamente com as demais entidades representativas da Universidade, apoia a iniciativa e participará da arrecadação.
No sábado (24/04), a Seção Sindical estará presente no primeiro drive-thru solidário de coleta de donativos, que acontecerá das 9 horas às 13 horas, na Faculdade de Educação da UFRGS (Faced).
A Unidade, assim como Assufrgs, DCE, APG, Adufrgs, Sindisaúde-RS e Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do RS (UGEIRM) também apoiam a mobilização.
Como ajudar
As comunidades quilombolas, indígenas e de periferias têm sido especialmente afetadas pelas consequências da pandemia, com o aumento do desemprego e a redução do valor e do número de atendidos pelo auxílio emergencial. O NEAB, criado em 2014, alerta que essas famílias, historicamente colocadas em situação de alta vulnerabilidade social, estão morrendo de fome ou de Covid-19.
Doações de valores podem ser realizadas pelo PIX:
CNPJ: 02475386000113
FEEng (Fundação Empresa Escola de Engenharia da UFRGS)
Doações de alimentos podem ser entregue no drive-thru solidário:
Data: 24/04/2021
Horário: das 09h às 13h
Local: Estacionamento da Faculdade de Educação UFRGS (Avenida Paulo Gama, número 110, Campus Central)