Convocada nacionalmente pelo ANDES-SN, a Semana de Lutas do Setor das Instituições Federais de Ensino (IFEs), que vai até sexta-feira (29), será marcada por atos e paralisações em diversas cidades. Em Porto Alegre, os docentes do IFRS deliberaram cruzar os braços desde segunda-feira (25), estabelecendo um calendário de mobilização que vai até quinta-feira (28), quando haverá paralisações e atos em todo o país.
Nesse dia, docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA) também paralisarão as atividades para chamar a atenção da comunidade universitária sobre a relação direta entre os cortes de verbas das universidades e o congelamento salarial de professores e técnicos.
Em Brasília, onde já acontece vigília para pressionar o governo a abrir negociações acerca da recomposição salarial emergencial de 19,99%,
o Fonasefe convocou uma grande mobilização de servidores e servidoras, com marcha pela Esplanada dos Ministérios, panfletagem e ato em frente ao Museu Nacional.
Em Pelotas, a ADUFPel realizará, em conjunto com o Sinasefe-IFSul, um Café com Mobilização, a partir das 9h, em frente ao Campus Pelotas Visconde da Graça (CaVG).
A Semana de Lutas foi aprovada no 40º Congresso do ANDES-SN, que aconteceu em Porto Alegre entre 27 de março e 1º de abril. Com tema central “Pela reposição salarial e em defesa da Educação Pública”, contará também com atos nos estados, atividades nas universidades, institutos e cefets, assim como assembleias da categoria, rodas de conversa nas instituições, fixação de faixas, entre outras ações locais que dialoguem com a comunidade universitária e a sociedade sobre as condições de trabalho, os impactos dos cortes orçamentários e a necessidade de reposição salarial e orçamentária nas instituições de ensino superior (IES).
Greve unificada
Em reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino realizada na última sexta-feira (22), foi deliberada nova rodada de assembleias para tratar da greve nacional unificada dos Servidores Públicos Federais, prevista para ser deflagrada em 23 de maio. Na UFRGS, será realizada Assembleia Geral Docente sobre o tema na quarta-feira (4), às 16h30. A pauta inclui, ainda, discussão sobre as condições de trabalho no retorno ao ensino presencial.
Ato unificado
Na segunda-feira, foi realizado ato unitário na Faculdade de Educação da UFRGS (Faced) envolvendo entidades da educação municipal, estadual e federal na segunda-feira.
A atividade foi convocada pelo ANDES/UFRGS juntamente com SindoIF, Assufrgs Sindicato, ATU (Associação de Terceirizados Unidos), UNE, DCE-UFRGS, DCE-UFCSPA, Sinasefe Bento Gonçalves, ATEMPA e 39º Núcleo do CPERS Sindicato, que aprovaram a construção de uma pauta unificada a partir de demandas de todas as esferas e segmentos, incluindo docentes, discentes, técnico-administrativos em educação e terceirizados.
A pauta unitária da educação permitirá dialogar com as comunidades externas de cada instituição de ensino e, também, com a sociedade em geral. “As mesmas entidades que convocaram o Tsunami da educação em 2019 estão aqui marcando a reocupação do espaço físico da universidade e a retomada das mobilizações unificadas”, lembrou a professora Elisabete Búrigo, que representou no ato a Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS.
Com informações do SindoIF e da Assufrgs