Nova Jornada de Lutas será realizada nos dias 7 e 8 de novembro

Servidoras e servidores federais farão nova Jornada de Lutas nos dias 7 e 8 de novembro. A decisão foi deliberada em plenária realizada no sábado (7) pelos fóruns de Entidades Nacionais de Servidores Federais (Fonasefe), de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e Centrais Sindicais no sábado.

O objetivo é intensificar a mobilização pela inclusão do funcionalismo federal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, pela reestruturação das carreiras, pela equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos diferentes Poderes, pela revogação de medidas que prejudicam nossa categoria e o conjunto da classe trabalhadora, assim como o arquivamento da PEC 32/20.

Com o mote “Governo, queremos respostas às nossas reivindicações!”, está prevista paralisação no dia 8, com caravanas à Brasília (DF). “Nós, do ANDES-SN, a partir das nossas bases, temos bem claro que a recomposição salarial de 39% é extremamente importante e esse índice não surgiu do nada, ele surge a partir de um estudo do Dieese. A gente não está falando de aumento, a gente está falando de perdas. Isso é fundamental, temos essa unidade dentro do ANDES-SN. A base tem sinalizado nesse sentido. Essa é apenas uma dimensão do que a gente tem discutido dentro da negociação com o governo. Uma negociação cheia de percalços e que não tem atendido satisfatoriamente todas as nossas demandas”, explica o 1º vice-presidente da Regional Nordeste I do SN, Luiz Eduardo Neves.

Mobilização

Na avaliação de Raquel Dias, presidenta em exercício do ANDES-SN, é importante intensificar a mobilização e pressionar o governo por avanços no processo de negociação da Campanha Salarial de 2024, nas pautas específicas da categoria e no arquivamento da Reforma Administrativa (PEC 32), assim como pelo “revogaço” de decretos, portarias e resoluções do governo  Bolsonaro. “Para fortalecer nossa luta, queria convidar a categoria docente a cobrar o ministro da Educação, Camilo Santana, para que ele receba o ANDES-SN e o Sinasefe e atenda a nossa pauta de reivindicação”, destacou Raquel após protocolar, pela terceira vez, pedido de audiência com o ministro da Educação.

Na quinta-feira (5), o Sindicato Nacional e o Sinasefe foram recebidos pelo secretário de Articulação Intersetorial com os Sistemas de Ensino (Sase) do MEC, Maurício Holanda Maia, e pela coordenadora-geral do Sistema Nacional da Sase e do Fórum Nacional de Educação (FNE), Alessandra de Assis. Na ocasião, representantes do ANDES-SN cobraram a mesa setorial diretamente com o MEC, a audiência pública com o ministro e entregaram, novamente, a Carta de Reivindicações da categoria.

No mesmo dia, docentes das seções sindicais, da Comissão Nacional de Mobilização (CNM) e da diretoria nacional do ANDES-SN, em conjunto com demais categorias do Fonasefe, realizaram manifestação no Aeroporto Internacional de Brasília, para pressionar os e as parlamentares a arquivarem a PEC 32.

Nesta sexta-feira (6) pela manhã, representantes do Sindicato Nacional e servidoras e servidores públicos de outras categorias promoveram panfletagem na Rodoviária do Plano Piloto para dialogar com a população sobre as pautas urgentes e a importância do Serviço Público para o país.

As fotos da semana de mobilização podem ser acessadas no Facebook do ANDES-SN neste linkaqui e aqui também.

 

Foto:  Eline Luz / Imprensa ANDES-SN