Em Assembleia Geral Ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (21), no auditório do Colégio de Aplicação, a nova diretoria do ANDES/UFRGS tomou posse. A diretoria, encabeçada pela professora Rúbia Vogt, do Colégio de Aplicação, deverá dirigir a entidade no biênio 2019-2021.
O encontro começou com a prestação de contas da gestão anterior. A professora Elisabete Búrigo, presidente da gestão 2017-2019, apresentou o relatório de ações e principais lutas realizadas durante o biênio 2017-2019, organizado nos eixos Defesa da Carreira, das Promoções e das Progressões Docentes; Defesa da Previdência Pública, contra as Terceirizações e a Reforma Trabalhista; Defesa dos Servidores Públicos, dos Serviços Públicos e das Estatais; Defesa da Liberdade de Expressão, da Liberdade de Ensinar, contra a Censura e os Discursos de Ódio; Defesa da Educação e da Universidade Pública, da Ciência e Tecnologia públicas; Solidariedade; Participação em Fóruns de Luta; Participação em atividades do ANDES-SN; e Fortalecimento da Seção Sindical. O relatório completo pode ser acessado aqui.
Logo depois, o professor Guilherme Dornelas Camara fez a apresentação dos demonstrativos financeiros da gestão. Além de esclarecer dúvidas, ele destacou o aumento de 45% no número de associados ativos na Seção no último biênio, o que permitiu o investimento em materiais para reforçar as lutas docentes e a ampliação da presença do ANDES/UFRGS em atividades dentro e fora do Estado.
Tanto o relatório quanto a prestação de contas foram aprovados por unanimidade. Houve, ainda, uma homenagem aos colegas que participaram da construção do Sindicato, em especial aqueles que já não estão mais aqui, representados pelo Presidente de Honra da Seção, professor Aron Taitelbaum, e às professora Selma Dias e Liliana Passerino. Também foram feitos agradecimentos: aos parceiros que qualificam a atuação da entidade, em especial à Nossa Comunicação, à jornalista Katia Marko, ao escritório de contabilidade Analyse, aos escritórios CSPM Advogados Associados e Paese, Ferreira & Advogados Associados; à diretoria do ANDES-SN e à Regional Rio Grande do Sul; às seções do ANDES-SN no Rio Grande do Sul – Sindoif, Sesunipampa, Aprofurg, Sedufsm e Adupfel -, pela solidariedade política e pelo apoio financeiro recebido em diferentes ocasiões e, ainda, pelo convênio com Adufpel para recebimento das mensalidades; à APG, à ASSUFRGS, ao DCE, dentre outras entidades, pela parceria no encaminhamento das lutas em defesa da universidade.
Discursos e luta
Primeira docente da carreira EBTT a presidir a Seção Sindical do ANDES na UFRGS, a professora Rúbia alertou que são tempos difíceis os que estão aí. “Vemos retrocessos em pontos básicos. Mas, ao mesmo tempo em que é difícil, também é desafiador.” Para ela, os docentes têm a percepção de que este é um momento de importante luta sindical, e há certeza e reconhecimento de que o ANDES/UFRGS coloca em pauta assuntos que, de outra forma, não seriam abordados.
A professora ainda valorizou a presença dos colegas de diretoria e da base. “É muito bom saber que se pode contar com vocês. É assim que vamos construir alternativas: conjuntamente, com laços que são políticos, mas também afetivos.” Confira aqui o discurso na íntegra.
Após, também pediram a palavra a professora Nair Iracema Silveira dos Santos, eleita representante dos aposentados, o professor Cesar Valmor Machado Lopes, diretor da Faculdade de Educação, a estudante Jaqueline Silinske, representante da Associação de Pós-Graduandos, e o advogado Guilherme Monteiro, que presta assessoria jurídica à Seção. Todos parabenizaram os diretores da gestão 2017-2019, pelas ações realizadas, e desejaram sucesso à diretoria recém-empossada.