A nova diretoria do ANDES/UFRGS foi empossada nesta segunda-feira (09), em Assembleia Geral Ordinária realizada na sala 402 da Faculdade de Educação (Faced). A chapa eleita para o biênio 2023-2025 é composta pelas e pelos docentes Guilherme Dornelas Camara (presidente), Loiva Mara de Oliveira (primeira vice-presidenta), José Carlos de Freitas Lemos (segundo vice-presidente), Laura Verrastro Viñas (primeira secretária), Cristina Amélia Pereira Carvalho (segunda secretária), Flávia Maria Teixeira dos Santos (primeira tesoureira), Jefferson Marçal da Rocha (segundo tesoureiro), Luciana Rodrigues (primeira suplente) e Carlos Alberto Saraiva Gonçalves (segundo suplente).
“Chamamos a chapa que propomos para essa eleição de ‘ANDES/UFRGS na luta: em defesa da educação e do serviço público”, formada por um grupo de colegas que, de maneira autoconvocada, se dispõem a dirigir nossa seção sindical nos próximos dois anos”, afirmou o novo presidente da Seção, lembrando que “a luta não terminou e que não será fácil”.
Agradecendo o trabalho da Diretoria que se encerra, o professor destacou o desafio de derrubar os interventores da UFRGS, de garantir uma eleição paritária para a reitoria e de “melhorar significativamente nossas condições de trabalho e atuar para garantirmos uma educação pública de qualidade, laica e que responda às necessidades do nosso povo. Para isso, é nosso compromisso agir de acordo com uma das premissas mais fundamentais do ANDES: ser um sindicato independente, autônomo em relação a governos, partidos e reitorias”.
Ao apresentar o relatório da gestão, a professora Magali Mendes de Menezes frisou a convicção de que a nova Diretoria manterá a luta e a resistência em contextos que incluem a intervenção e o enfrentamento ao divisionismo sindical. “São processos históricos de resistência, luta e defesa da categoria”, reforçou.
Ainda, na Assembleia, houve aprovação da prestação de contas e saudações de representantes do DCE, da Assufrgs e da Assessoria Jurídica à nova Diretoria.