O ANDES-SN divulgará oficialmente nesta terça-feira (16) a Diretoria do biênio 2023-2025, definida em processo eleitoral realizado nos dias 10 e 11 de maio, em todo o Brasil. Conforme a apuração, dos mais de 16 mil votos, a chapa 1 somou 43% dos votos (7056), seguida pela chapa 3, com 41% (6763) e pela chapa 2, com 13% (2253). Brancos e nulos não chegaram a 2% dos eleitores (277 votos).
No Rio Grande do Sul, mais de 3 mil docentes compareceram às urnas instaladas pelas seis seções sindicais (ANDES/UFRGS, Aprofurg, Adufpel, Sedufsm, Sindoif e Sesunipampa). O ANDES/ UFRGS disponibilizou nove urnas em unidades do Vale, do Centro, da Saúde e Escola de Administração, além do Campus Litoral Norte e Colégio de Aplicação, buscando facilitar o acesso durante os dois dias de votação, em diferentes períodos, para que professoras e professores pudessem participar mesmo em recesso letivo.
O processo local contou com o apoio voluntário de 27 mesários, presidentes de mesas eleitorais e representantes de chapas, responsáveis pelo transcorrer da votação sem intercorrências.
A UFRGS contribuiu com dois nomes para a próxima direção nacional eleita: Maria Ceci Misoczky, como 2ª Vice-Presidenta, e Daniele Cunha, 1ª tesoureira da Regional do Rio Grande do Sul. A Regional do RS ainda será composta por César Beras (FURG), como 1º Vice-Presidente, e também por Giovanni Frizzo (UFPEL) e Juliana Machado (UNIPAMPA), como 1º e 2ª secretários, respectivamente. O 2º tesoureiro será Claudio Fernández, do IFRS. Ainda pela UFRGS, foi candidata a professora Débora Souto Allemand, como 2ª tesoureira pela chapa 2.