Qua, 13 de Junho de 2012 10:53 | |
Milhares compuseram marcha unificada das federais do RJ.Ato culminou na Praça XVMais de cinco mil pessoas, entre docentes, estudantes e técnico-administrativos em Educação tomaram a Av. Rio Branco, Centro do Rio, no ato conjunto das federais do estado. O Cefet-RJ (em greve desde a semana passada) e a Uerj (que também deflagrou greve docente na última semana) se incorporaram ao ato.
A todo o momento, nas falas políticas, as precárias condições de trabalho e ensino eram lembradas por todos os segmentos universitários. A população foi alertada para o desmonte a que o ensino superior público está submetido; sem verbas, sem plano de carreira adequado a professores e técnicos, sem mínimas estruturas para manter a expansão provocada pelo Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), o que compromete sobremaneira o ensino para milhares de estudantes.
Morte do ensino público
No meio da Rio Branco completamente tomada, a comunidade universitária simbolizou a morte da educação sentando-se no chão. Com palavras de ordem, o movimento gritava a defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, já!.
Universidade na praça
UFRJ, UniRio, UFF e Rural montaram tendas na Praça XV com exposições, aulas públicas sobre aposentadoria e previdência complementar para o servidor, educação pública superior, básica, infantil e de jovens e adultos, exposições de fotografias, prestação de serviços de saúde à população, entre outras atividades.
|
Fonte: http://www.adufrj.org.br/
Acesso em 13.06.2012