Com pesar, comunicamos o falecimento do associado Alexandre Rocha da Silva, professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação (Fabico) da UFRGS, além de incansável militante por um país melhor. Personalidade reconhecida pela sua relevância acadêmica, Alexandre foi membro do Conselho Universitário desde 2016, atuando em processos importantes na vida política da Universidade.
A direção da Fabico decretou luto oficial até terça-feira (10) em função da morte do docente, que descreveu como “um profundo defensor da universidade pública e gratuita, junto com uma constante militância por uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna”.
A Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) também se manifestou em nota: “Alexandre deixa um profundo impacto nas pesquisas de Semiótica e Comunicação no Brasil, com mais de uma centena de artigos, livros e capítulos publicados. Além disso, orientou e atuou diretamente na formação dezenas de novos pesquisadores. Sempre generoso e disposto, Alexandre deixará muitas saudades”.
Em mensagem que enviou aos colegas do ANDES/UFRGS no mês passado, Alexandre expressou a vontade de “comemorar juntos ainda um outro país”. É com esse compromisso que nos despedimos. Alexandre, presente!
Lamentamos, também, a partida de Honorina Dalmolin, mãe do professor e diretor do ANDES/UFRGS Antônio Dalmolin.
Nossos sentimentos a familiares, colegas e amigos.