Morreu, na manhã deste sábado (26), o professor titular aposentado da Escola de Administração (EA) da UFRGS Walter Meucci Nique. Mais uma vítima da Covid-19, Nique vivia junto de seus filhos, na Espanha, onde ficou internado por quase 30 dias.
A trajetória de Nique na UFRGS começou em 1976. Nos últimos anos de atuação acadêmica, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), onde implementou a política de ações afirmativas para ingresso nos cursos de mestrado e doutorado, pioneira na Universidade.
Em 2016, período em que aconteceram as ocupações de diversas unidades contra a PEC do Teto dos Gastos, o docente apoiou o movimento, negociou com os estudantes que estavam na EA e realizou o processo seletivo do PPGA no prédio ocupado, seguindo as regras determinadas pelos estudantes. Também foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, de 1987 a 1991, e candidato a Reitor em 2004.
Atuação política
Em 1977, perseguido durante a ditadura militar, foi sumária e arbitrariamente demitido da Fundação de Economia e Estatística (FEE).
Além da atuação acadêmica, Nique foi secretário estadual do Planejamento e da Administração entre 1991 e 1993, na gestão de Alceu Colares. Em 1994, foi secretário especial para Assuntos Internacionais do Estado. Em 1989, presidiu o Conselho Regional de Administração e criou o Fórum Internacional de Administração.
Defensor incansável da “unidade na diversidade e diversidade na unidade”, deixa sua marca indelével na UFRGS e saudades de incontáveis ex-alunos, colegas e amigos. Há braços, Nique!