No dia 8 de março, terça-feira, mulheres de todo o mundo irão às ruas por direitos. No Brasil, o Dia Internacional de Luta das Mulheres Trabalhadoras terá como tema “Pela Vida das Mulheres – Bolsonaro nunca mais! Por um Brasil sem machismo, racismo e fome!”. Em Porto Alegre, as atividades acontecerão no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público, a partir das 11h. Às 17h, haverá concentração em frente à Faculdade de Educação da UFRGS (Faced), para caminhada até o ato, de onde partirá marcha até o Largo Zumbi dos Palmares.
“Com a pandemia, a vida das mulheres só piorou. Foi mais violência doméstica, morte, desemprego, morte dos seus filhos negros periféricos. Somos mais encarceradas, mais moradoras de rua. Engrossando as fileiras das migrações. Nossas lbtqia+ morreram mais. Por tudo isso, ajudamos a construir o ‘Fora Bolsonaro e sua política da morte’, no último período. Construímos o novembro negro para dizer que ‘enquanto houver racismo, não haverá democracia’. Neste sentido, nosso lema tenta dar conta de toda esta construção”, explica Zuleide Queiroz, 2ª vice-presidenta do ANDES-SN.
Articulação Nacional
Juntamente com mais de 40 movimentos, o Sindicato Nacional assina o manifesto da “Articulação Nacional de Mulheres Bolsonaro Nunca Mais“, que denuncia a exploração do sistema capitalista, machista e misógino sobre as mulheres trabalhadoras, atingindo sobretudo as mulheres negras, indígenas, quilombolas, LBTs, jovens, idosas e com deficiência (PcDs), nos campos, nas águas, florestas e cidades.
O documento, que também ressalta a resistência histórica das mulheres contra as opressões, lembra, ainda, que elas representam 70% da população mais pobre do mundo.
“Reafirmamos o feminismo como caminho para a auto-organização das mulheres, em aliança com os movimentos sociais, na resistência e construção de uma sociedade justa e igualitária. Somos milhões e de todos os cantos deste país! Nós nunca saímos das ruas contra Bolsonaro e nelas continuaremos em defesa das nossas vidas. Por isso gritamos: Bolsonaro nunca mais!”, conclamam as entidades.
Confira abaixo a programação deste 8 de Março em Porto Alegre:
11h – Início da arrecadação de alimentos e absorventes, que acontecerá ao longo de toda tarde. Parceria 8M/Comitê Popular/FSR – 2022
12h-13h: Acolhimento e organização da tenda Elza Soares
13h- 14h: Mesa – Troca de Experiências sobre Combate à fome e miséria com trabalho digno no campo e na cidade
14h-14h30: Mística- Intervenção Cultural
14h30- 15h30: Mesa -Defesa da Democracia, Controle Social e Participação Popular na Defesa das Políticas Públicas
15h30-16h- intervenção cultural
16h-17h- Mesa Combate à Violência de Gênero, Política, Racismo Estrutural, LGBTfobia e Feminicidio
17h- Glênio/Prefeitura: Saudações
18h- Esquina Democrática: Saudações
Intervenção Cultural + Baque puxando a marcha com palavras de ordem
Largo Zumbi encerra a marcha com Saudações + bateria da Escola de Samba Imperatriz Leopoldina