Momento histórico: ANDES/UFRGS acompanha a instalação da Comissão da Verdade da UFRGS

Nesta terça-feira (10), a UFRGS viveu um momento histórico com a instalação, no Salão de Atos, da Comissão da Verdade e da Memória da UFRGS Enrique Serra Padrós, que tem o objetivo de reunir, organizar e disponibilizar registros entre 1964 e 1988, e ainda homenagear o professor Padrós, que dedicou sua trajetória acadêmica à pesquisa sobre os regimes autoritários na América Latina.

A partir de agora, a comissão, coordenada pela professora Roberta Baggio (Direito), terá um longo trabalho pela frente, visto que pelo período dos anos de 1964 e 1969, a UFRGS teve dois processos de expurgo, onde foram expulsos inúmeros professores, estudantes e técnicos, além da aposentadoria compulsória de tantos outros; se tornando também um canal de escuta, arrecadação de documentos da época, testemunhos.

Ao final dos trabalhos será produzido um relatório final e criado um site, que irá hospedar os documentos digitalizados. A 2º Secretária do ANDES/UFRGS, Cristina Carvalho, compõe a Comissão e ressalta a importância do momento. “É muito importante sabermos o que aconteceu? Como aconteceu? Quem patrocinou? E o que os docentes sofreram com isso. A instalação apresentará um trabalho dolorido, mas necessário inclusive para combater o fascismo que bate a nossa porta, e o que podemos fazer para responsabilizá-los”.

O ANDES/UFRGS celebra a instalação da Comissão, ressaltando que essa é uma luta histórica do movimento docente, para que fosse esclarecido o que houve no passado, para que nunca mais se repita. Antes da cerimônia, o ANDES/UFRGS distribuiu camisetas com a frase ‘Sem Anistia – Ontem e Hoje’, cuja a simbologia, reflete o passado, mas também os dias de hoje, quando precisamos estar atentos e lutar para que não haja anistia para golpistas que ameaçam a democracia.

Fazem parte da comissão: Roberta Camineiro Baggio, professora da Faculdade de Direito e coordenadora-geral; Lorena Holzmann, professora aposentada do Departamento de Sociologia do IFCH e vice-coordenadora; Carla Simone Rodeghero, professora do Departamento de História do IFCH; Cristina Carvalho, professora aposentada da Escola de Administração e 2ª Secretária do ANDES/UFRGS; Dóris Bittencourt Almeida, professora da Faculdade de Educação; Frederico Bartz, técnico administrativo da Faculdade de Arquitetura; Letícia Wickert Fernandes, graduanda do curso de Arquivologia da Fabico; Maria Conceição Lopes Fontoura, técnica administrativa da Faculdade de Educação; e Regina Célia Lima Xavier, professora do Departamento de História do IFCH.