Os professores do Instituto de Geociências reunidos em Assembleia Geral vêm a público manifestar seu apoio irrestrito ao movimento dos estudantes contra a PEC 241/55, ao projeto Escola sem Partido e à Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio. De forma unânime, nós professores temos claro que a aprovação desses projetos e medidas representa um desmonte sem precedentes das instituições públicas de ensino e pesquisa do Brasil.
As restrições orçamentárias decorrentes levarão ao inevitável sucateamento das instituições públicas de ensino e pesquisa e apontam para a sua privatização, afrontando as garantias constitucionais ao proporcionar um grave retrocesso social. Além disso, as proposições que visam ao cerceamento do pensamento crítico e o enxugamento dos currículos do ensino médio não proporcionam a almejada excelência do ensino público tão necessária para o desenvolvimento econômico e social do país.
Neste sentido, o movimento dos estudantes da universidade se coloca como um sinal de alerta a toda sociedade brasileira sobre o verdadeiro significado de tais medidas. Nesse momento, convidamos a todos a se solidarizarem com o movimento em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade para todos.
Porto Alegre, 08 de Novembro de 2016.
Professores dos cursos de Geologia, Geografia e Engenharia Cartográfica, Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.