José Henrique Paim vem à Universidade, oficialmente, pela primeira vez após ter assumido a pasta do MEC
11/06/2014 13:57
O ministro e o reitor visitaram instalações da UFRGS – Foto: Gustavo Diehl
“Sem dúvida alguma, a nossa UFRGS está entre as instituições que têm um projeto muito ousado e que envolve, inclusive, algo com que o governo se preocupa e por isso criou o programa Ciência sem Fronteiras, que é a internacionalização. E nós precisamos dotar esta universidade de todas as condições para que ela possa cada vez mais passar as fronteiras do Estado e do país.” Esta declaração foi feita pelo ministro da Educação, José Henrique Paim Fernandes, em uma das atividades de que participou na manhã de hoje, dia 11, durante sua primeira visita oficial à instituição desde que assumiu o cargo máximo do Ministério.
Recebido pelo reitor Carlos Alexandre Netto e pelo vice-reitor Rui Oppermann, o ministro chegou acompanhado do secretário de Educação Superior (SESu), Paulo Speller, e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Romeu Caputo, e de membros de sua equipe. Pró-reitores, diretores de unidades, professores, técnico-administrativos e estudantes complementaram a comitiva que percorreu as obras do prédio do Hospital de Ensino Odontológico, no Campus da Saúde. A construção de mais de 3.000 m² está sendo feita com recursos da Secretaria de Educação Superior (SESu) e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) do Ministério da Educação, na ordem de R$ 12 milhões. O hospital deverá estar concluído no segundo semestre de 2015 e, além de manter um corpo técnico e clínico, será importante campo de atuação dos estudantes da Faculdade de Odontologia da UFRGS. Este é o segundo hospital do país e primeiro vinculado a uma universidade federal com o conceito de ser especificamente odontológico e prestar atendimento à comunidade do Sistema Único de Saúde.
Logo após essa visita, o grupo se deslocou ao Campus Centro, onde Paim descerrou a placa que marca a inauguração oficial do prédio de salas de aula, que já atende a mais de 1,2 mil alunos de vários cursos da Universidade. Realizado com verbas do REUNI, o espaço tem seis pavimentos, conta com 22 salas de aula e recebeu investimento no valor aproximado de R$ 6 milhões. Ao agradecer a vinda do ministro, o reitor salientou a importância de sua presença naquele local, cuja construção acompanhou quando ainda desempenhava suas funções de secretário executivo do Mec. Por isso, referiu-se ao momento como um ato simbólico, mas destacou a relevância de sua concretização. Netto falou, também, da participação do REUNI na realidade atual das instituições federais de ensino superior. “A universidade, todos nós sabemos, é uma instituição que transforma as pessoas: transforma aquele que passa por ela, seja como estudante, técnico-administrativo ou como docente, mas transforma muito mais a sociedade, quer pelo conhecimento que ela produz quer por aquilo que ela consegue fazer diretamente na comunidade. Esta instituição transformadora – que é a universidade brasileira – tem feito uma grande revolução nesses últimos anos. Essa revolução tem nome: é o projeto REUNI. Esse nome tem uma marca, um carimbo, que é o do hoje ministro José Henrique Paim.”
Leia a matéria original AQUI.