Membros do Consun autoconvocam reunião extraordinária sobre reestruturações anunciadas por Bulhões

O Conselho Universitário da UFRGS (Consun) se reunirá extraordinariamente na próxima segunda-feira (5), às 9h, para debater as medidas de reestruturação anunciadas pelo reitor interventor, Carlos Bulhões. O requerimento, com mais de 50 assinaturas, foi enviado à Secretaria do órgão máximo da UFRGS após alterações realizadas na Administração Central sem a deliberação do Conselho.

Empossado em 21 de setembro de forma arbitrária por Jair Bolsonaro, Bulhões anunciou modificações estratégicas na estrutura organizacional da Universidade e, logo no primeiro dia, já foram definidas reestruturações nas pró-reitorias – sem aprovação do Consun.

“A fusão das Pró-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, assim como o encolhimento de áreas tão importantes como Pesquisa e Extensão e a diluição do CAF, criado pelo próprio Consun, nos pareceu um desrespeito com o órgão e com as funções principais da Universidade, previstas no Regimento e na Constituição”, explica o professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) Benito Schmidt, representante docente no órgão.

“Estamos buscando reafirmar o papel do Conselho Universitário como órgão deliberativo, assim como nossa preocupação com os pilares básicos de Ensino, Pesquisa e Extensão e a defesa da democracia interna”, acrescenta.

Em defesa da democracia

Conforme Schmidt, a convocação, assinada por titulares e suplentes das três categorias, expressa o desconforto generalizado a respeito das mudanças. “Apesar de não ser unânime, a preocupação foi manifestada por servidores de diversos grupos e de tendências políticas diferentes, o que mobilizou essa articulação”, comenta, lembrando que, ao mesmo tempo, áreas ainda “pouco explicadas” foram privilegiadas na reestruturação.

No requerimento, os conselheiros enfatizam que cabe ao reitor “propor ao Consun a estrutura e a competência dos órgãos que compõem a Reitoria”, citando o artigo 30, inciso I, do Regimento Geral da Universidade.

Veja abaixo como ficaram distribuídas as pró-reitorias:

-Pró-Reitoria de Ensino (Graduação e Pós-Graduação): Cíntia Inês Boll

-Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão: José Antônio Poli de Figueiredo

-Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Ações Afirmativas: Ludymilla Schulz Barros

-Pró-Reitoria de Administração e Gestão de Pessoas: Maurício Viegas da Silva

-Pró-Reitoria de Planejamento e Controladoria: Luis Roberto da Silva Macedo

-Pró-Reitoria de Inovação e Assuntos Institucionais: Geraldo Pereira Jotz

– Chefia de Gabinete: Paulo Eduardo Mayorga Borges