Marcha Virtual pela Vida acontece nesta terça-feira (9)

Lançada em 29 de maio, a Frente Pela Vida, movimento que reúne associações de diversos setores da sociedade civil, realizará a Marcha Virtual pela Vida nesta terça-feira (9). Mais de 70 entidades aderiram à iniciativa, em defesa da vida, da saúde e do SUS, da solidariedade, do meio ambiente, da democracia, da Ciência e da Educação.

O movimento, conduzido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), o Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes), a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e a Rede Unida, se baseia em seis pilares, expressos em um manifesto.

A intenção é chamar a atenção para valores que estão em cheque neste momento de grave crise sanitária, econômica e social que o Brasil enfrenta, especialmente com a pandemia do coronavírus.

“A situação é gravíssima. Isso exige de todos nós união, para que nos mobilizemos na busca de medidas para mitigar os impactos dessa pandemia, para o bem comum de toda a população. Esta marcha é um alerta para a importância da preservação da vida”, afirma o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

Programação

Além de debates online , será realizado um tuitaço das 12h às 13h, com a hashtag #MarchaPelaVida. Às 16h, haverá um ato político nas redes sociais da SBPC com a apresentação dos pontos essenciais defendidos na Declaração “Marcha Pela Vida”, endereçada a parlamentares.

A manifestação se encerra com apresentações culturais online, transmitidas das 18h às 19h. Para ver a programação completa, clique aqui.

O ANDES/UFRGS convida à participação nas atividades da Marcha pela Vida.