Marcha Virtual pela Ciência acontece nesta quinta-feira (07) em todo o Brasil

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, nesta quinta-feira (7), a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. Com atividades transmitidas pelas redes sociais ao longo do dia, o objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de suas implicações para a economia, a sociedade e para a saúde das pessoas.

A programação inclui dois painéis de debates e duas ondas de tuitaços, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência, visando reforçar a luta – que já dura anos – por recursos adequados para o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia, e para a Saúde e a Educação no País.

Outra intenção é reiterar os termos do Pacto pela Vida e pelo Brasil, publicado em 7 de abril. O documento, elaborado por CNBB, OAB, Comissão Arns, ABC, ABI e SBPC, ganhou apoio de mais de uma centena instituições e associações. Os signatários pedem união de toda a sociedade, solidariedade e conduta ética e transparente do governo, tomando por base as orientações da ciência e dos organismos nacionais e internacionais de saúde pública no enfrentamento da pandemia de Coronavírus.

“Os cortes paulatinos e cada vez mais agudos no orçamento da área da ciência e tecnologia, assim como na educação e na saúde, impõem um desafio ainda maior nessa corrida por respostas aos impactos devastadores da disseminação do coronavírus”, alerta a SBPC, destacando que laboratórios sucateados, bolsas cortadas e redução de insumos, agravados pela campanha de desvalorização do conhecimento científico, tornam o trabalho de pesquisadores no país uma tarefa “hercúlea”.

“Ainda assim, cientistas brasileiros se destacam pela qualidade dos estudos desenvolvidos e pela intensa campanha de conscientização social sobre cuidados e proteção contra o novo vírus, além de debater medidas econômicas para o enfrentamento da crise”, acrescenta a entidade.

O ANDES/UFRGS convida todos a participarem dos paineis e do tuitaço com a hashtag #paCTopelavida para levarmos a manifestação aos trending topics do Twitter. Confira aqui a programação completa e aqui as orientações para o tuitaço.