Mais de 170 entidades científicas já assinaram o manifesto que propõe a criação do Dia Nacional de Defesa da Democracia, celebrando os valores democráticos e repudiando a ditadura. A campanha foi lançada em 19 de abril pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e entidades que compõem a Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), juntamente com sociedades científicas e organizações da sociedade civil.
“Passamos pelo horror, várias vezes em nossa História: colônia, escravatura, seguidas ditaduras e ainda, nos últimos anos, o elogio constante a regimes de exceção e de barbárie. Há poucos meses, assistimos a tentativas de fraudar e, depois, de negar os resultados da eleição de 2022. Nada disso pode ser aceito. Nossa sociedade precisa da cura que só a democracia pode trazer para as feridas que marcaram sua alma”, enfatiza o manifesto, que sugere que a sociedade civil escolha a data mais propícia para a celebração anual.
Instituições interessadas em aderir à ação devem preencher o formulário, que pode ser acessado aqui. Em breve a campanha estará disponível também para adesão de pessoas físicas.