PAUTA:
1-Circular acaba com a retroatividade financeira de promoções e progressões.
2-Escute, pela internet, o programa Voz Docente, nº 11/2014, de 15/10, com duas entrevistas e com os comentários do conde Piè sobre o fim dos concursos e do RJU.
3-Prédio da Ufrgs é interditado pela justiça.
1-Circular acaba com a retroatividade financeira de promoções e progressões
A comunidade docente da UFRGS foi surpreendida pelo Ofício Circular nº 17 da Progesp/UFRGS, de 14 de outubro, informando que TODAS as progressões e promoções terão vigência somente a partir da decisão da CPPD. Essa data servirá para o cálculo de efeitos financeiros, ou seja, restringe (para não dizer que acaba com) a retroatividade.
A Circular da Progesp está baseada no Parecer nº 735/2014 da Procuradoria Geral da UFRGS.
A Seção Sindical/UFRGS acionou sua Assessoria Jurídica, sendo estudadas as medidas cabíveis. Foi também solicitado pronto agendamento de reunião com a Reitoria para tratar do assunto.
O Ofício Circular nº 17/2014 da Progesp/UFRGS pode ser lido aqui ou aqui.
O Parecer nº 736/2014 (idêntico ao de nº 735/2014) da Procuradoria Geral da UFRGS pode ser lido aqui ou Parecer 736 – Procuradoria Geral.
OBS.: consta na página da Progesp http://www.ufrgs.br/progesp/progesp-1/promocao-a-professor-titular/oficio-circular-progesp : “Retificação: o Parecer de que trata o Ofício Circular n° 17 é o de número 736, e não 735 como consta no ofício”.
2- Escute, pela internet, o programa nº 11/2014, de 15/10, com duas entrevistas e com os comentários do conde Piè sobre o fim dos concursos e do RJU. No roteiro do nº 11/2014, estão:
– Em comemoração ao Dia do Professor, o Voz Docente desta semana inicia com uma matéria sobre o questionamento que sofrem quatro conquistas dos docentes federais. O programa ainda oferece duas entrevistas.
– Entrevista com as professoras Nair Iracema Silveira e Analice Palombini sobre como foi a eleição paritária para a escolha da nova direção do Instituto de Psicologia.
– Uma conversa com o professor Lucio Oliver, Doutor em Sociologia, docente da UNAM em visita à UFRGS, sobre a violência no México, a partir do assassinato de sete estudantes normalistas e do desaparecimento de cerca de quarenta outros.
– O irreverente e inverossímil sobrinho neto do barão de Itararé, o professor conde Pié, fala sobre a proposta do presidente da CAPES de acabar com os concursos públicos e com o Regime Jurídico Único – RJU, para a contratação de docentes nas Universidades Federais.
Escute Voz Docente pelo facebook: https://www.facebook.com/andesufrgs
ou pelo blog: http://andesufrgs.wordpress.com/voz-docente/
Não perca!
Escutou o programa e gostou: curta e compartilhe!
Envie seus comentários, sugestões, dúvidas e perguntas a vozdocente@ufrgs.br
No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.
Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS,
em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG,
e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line: http://www.ufrgs.br/radio/
3-Prédio da UFRGS é interditado pela justiça
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Leia a matéria publicada a respeito no portal do ANDES-Sindicato Nacional: aqui.
Saiba mais lendo o dossiê elaborado pela Seção Sindical (já divulgado no nº 95 deste boletim); oferece um breve histórico do assunto e providencia links para o diversos documentos disponíveis: aqui.
Ambas matérias contêm o link para a decisão da juíza – o qual não foi disponibilizado no boletim nº 95.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!