InformANDES na UFRGS, nº 94, 17/10/2016.

 

O governo quer aprovar a PEC 214 no dia 24.

Não vamos deixar!

Dia 24 é Dia Nacional de Mobilização e Paralisações!

 

PAUTA:

1-O posicionamento e chamado da Assembleia Geral Docente da última quinta-feira.

2-Não faltam razões para dizer NÃO à PEC 241/2016! (continuação – 2)

3-Hoje, às 19h, reunião para debater o “Estudo de Viabilidade Urbanística do Cais Mauá”, na Câmara Municipal.

4-CSP-Conlutas lança carta aberta às centrais sindicais, chamando à construção da Greve Geral.

Charge do Tacho. Fonte: Correio do Povo, 13/10/2015.

1-O posicionamento e chamado da Assembleia Geral Docente da última quinta-feira

Quem compareceu na Assembleia Geral do dia 13 foi para debater as formas de resistência aos pacotes de maldades do governo Temer. A Assembleia Geral debateu como bloquear a PEC 241/2016 e deliberou:

-aderir ao Dia Nacional de Mobilização e Paralisações, contra a PEC 241 e em defesa da Educação Pública, a realizar-se, provavelmente, no dia 24/10.

-lançar um indicativo de adesão ao Dia de Paralisação Nacional e Geral, contra a PEC 241 e demais Pacotes de Maldades do governo. O Dia de Paralisação Nacional e Geral é proposta das centrais sindicais, sob a denominação de “Greve Geral”, a realizar-se na primeira quinzena de novembro (existindo a proposta de data do dia 09 ou dia 11/11, lançada por um conjunto de entidades nacionais).

Orientação da AG: debater, mobilizar

A orientação da Assembleia Geral é, a partir de agora, nas Unidades e no conjunto da Universidade, de: a) debater a necessidade de DIZER NÃO À PEC 241 e demais pacotes; b) mobilizar para a participação da UFRGS no Dia Nacional de Protesto e Paralisações de 24/10; c) debater a necessidade de aderir ao Dia de Paralisação Nacional e Geral de 09/11 (ver parágrafo seguinte).

A Assembleia Geral lançou indicativo de adesão ao Dia de Paralisação Nacional e Geral. Na semana anterior ao dia 09/11, será realizada nova Assembleia Geral para decidir: o ponto de pauta será confirmar, ou não, a adesão dos docentes da UFRGS ao Dia de Paralisação Nacional e Geral.

Visitas às Unidades

A Comissão de Mobilização está sendo ampliada, fortalecida e realizará visitas às Unidades para ouvir o(a)s colegas, conversar com eles, responder perguntas, esclarecer, chamar à mobilização. As unidades que desejarem visitas da Comissão de Mobilização podem entrar em contato para agenda-las através do e-mail deste boletim.

Sobre as datas dos dois Dias Nacionais de Luta

Diante do anúncio do adiantamento do dia de votação da PEC 241 para o dia 24/10 e da dinâmica dos contatos entre as centrais sindicais relativamente ao Dia de Paralisação Nacional e Geral (“Greve Geral”), a Diretoria do Sindicato Nacional enviou a Circular nº 345, de 14/10, em que traz esclarecimentos. Pode ser lida no Facebook da Seção Sindical (postada em 15/10, às 15h53).

Colega: é necessário DIZER NÃO e RESISTIR à PEC 241 – o maior ataque contra a Educação, a Saúde e o Serviço Públicos!

2-Não faltam razões para dizer NÃO à PEC 241/2016! (continuação – 2)

2.1-Mais de cem entidades divulgam “Manifesto em Defesa do Serviço Público: Abaixo a PEC 241!”

Clique AQUI para ter acesso ao Manifesto.

2.2-Saiu na imprensa

Luiz Carlos Bresser Pereira, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro do governo FHC, é, como se sabe, fervoroso partidário do neoliberalismo e da diminuição do tamanho e papel do Estado. No entanto, ele alertou que a PEC 241 irá paralisar o país e aprofundará a crise!

2.3-Se a PEC valesse nos últimos dez anos, a UFMG teria perdido mais de R$ 700 milhões

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) teria, em dez anos, menos R$ 774,8 milhões em investimentos do que realmente teve entre os anos de 2006 e 2015, se a PEC do Teto dos Gastos Públicos (241) valesse para aquele período. Os cálculos são da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Universidade.

O levantamento foi feito para a Universidade de Minas analisar o “efeito devastador” sobre a educação caso a Proposta de Emenda à Constituição 241 for aprovada.

Leia a matéria na íntegra, aqui.

3-Hoje, às 19h, reunião para debater o “Estudo de Viabilidade Urbanística do Cais Mauá”, na Câmara Municipal

“O Estudo de Viabiliade Urbanística (EVU) do Cais Mauá vai ser discutido com a comunidade através da Região de Planejamento 1 (RP1), do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). É um espaço para se fazer questionamentos, muitos já feitos e até hoje sem resposta, e para que a população seja ouvida e esclarecida.
Será no Plenarinho da Câmara Municipal. Participe e divulgue!” É este o convite da RP1.
QUANDO: Hoje, segunda-feira, 17 de outubro às 19:00 – 21:00
ONDE: Câmara Municipal de Porto Alegre, Avenida Loureiro da Silva, 255

4-CSP-Conlutas lança carta aberta às centrais sindicais, chamando à construção da Greve Geral

A Secretaria Executiva Nacional da central sindical CSP-Conlutas dirigiu uma carta aberta a todas centrais sindicais do país.

A carta faz um chamado à construção de uma mobilização unitária e de uma Greve Geral (Dia de Paralisação Nacional e Geral) contra a PEC 241/2016, contra o PLC 54/2016 (ex-PLP 257/2016), contra as reformas da Previdência e Trabalhista.

Esses ataques apontam um retrocesso histórico nas conquistas obtidas pelos trabalhadores brasileiros.

Leia a matéria na integra: CSP-Conlutas lança carta aberta às centrais chamando à construção da Greve Geral.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!