1- Escute, pela internet, o programa Voz Docente, nº 10/2014, de 08/10, agora com 20 mn de duração e com entrevista sobre as mudanças na aposentadoria e sobre o Funpresp.
2-Docente da Faculdade de Educação da UFRGS publicou artigo de análise crítica do Pronatec.
3-Pré-inscrições estão abertas, até 12 de outubro, para 4º Colóquio de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural que será realizado na UFRGS.
1- Escute, pela internet, o programa nº 10/2014, de 08/10, agora com 20 mn de duração e com entrevista sobre as mudanças na aposentadoria e sobre o Funpresp.
Na continuidade do anteriormente acordado com a Reitoria, o programa Voz Docente tem agora duração cinco minutos maior, de 20 minutos (era anteriormente de 15 mn); a partir de janeiro/2015, serão 30 minutos.
No roteiro do nº 10/2014, estão:
-Notícias Expressas:
– sobre opinião de ministro do STF contrária ao direito de greve;
– sobre a inexistência de data-base para o reajuste dos servidores federais e porque, de pedido de vista em pedido de vista no STF, continua não havendo!
– sobre os vigorosos protestos estudantis ocorrendo no México: contra reforma curricular e contra o desparecimento (assassinato?) de 43 estudantes normalistas.
– Reflexões do conde Pié sobre eleições… passadas!
O conde Pié fala sobre eleições passadas, para não dizerem que não falou nem de flores nem do primeiro turno recém apurado.
– Entrevista sobre as mudanças na aposentadoria e sobre o Funpresp
O nº 10 do Voz Docente traz uma entrevista com a Prof. Claudia March, secretária geral do ANDES-SN, sobre o FUNPRESP : o que é o FUNPRESP e o que ele munda em relação à aposentadoria dos docentes federais? Como funciona? Para os professores que ingressaram na UFRGS depois de fevereiro de 2013, qual a orientação do ANDES? Quais são os riscos de perder a integralidade para quem ingressou antes de 2013?
– Carta Aberta ao Presidente da CAPES sobre o projeto de terceirizar a administração e contratação de docentes federais
O programa lembra em que consiste a proposta da Capes e do governo, e informa a respeito do abaixo-assinado que exige a retirada imediata da proposta de criação de uma Organização Social pela Capes.
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No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.
Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line: http://www.ufrgs.br/radio/2-Docente da Faculdade de Educação da UFRGS publicou artigo de análise crítica do Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) persegue a ousada meta de alcançar 8 (oito) milhões de matrículas no triênio de 2012-2014, sendo destinada pelo governo a cifra de 14 (quatorze) bilhões de reais para garantir o alcance dessa meta.
Em artigo publicado na revista eletrônica Textual do Sinpro/RS, o professor Jorge Alberto Rosa Ribeiro, da Faculdade de Educação (Faced) da UFRGS, se debruçou sobre o referido Programa para entender a realidade movimentada com e por ele.
Metas do Pronatec
Após lembrar os aspectos apontados criticamente na “Carta de Natal” (Anped, 2013), o professor Jorge Ribeiro destaca que as metas de matrícula do Programa apontam para um objetivo muito minoritário (29,73%) de matrículas, que visa propiciar ao estudante do ensino médio de escola pública frequentar cursos técnicos de 800 horas, contra o objetivo bem majoritário (70,26%) de matrículas visando envolver trabalhadores em uma formação pontual, de curta duração, de 160 horas.
Duas perguntas
O que leva o prof. Jorge a formular duas perguntas: “Por que um Programa que enfatiza a formação pontual, quando […] a política de elevação da escolaridade (como o Proeja) teria impactos futuros mais expressivos, duradouros e consequentes? Por que […] quando [o Programa] poderia utilizar seus próprios recursos priorizando o integrado e as concepções de integração do ensino médio com a educação profissional?”
A resposta às perguntas está, segundo o docente da Faced, nos objetivos “não declarados” na Lei 12.513/2011, que criou o Pronatec.
Os objetivos não declarados
A resposta é que a formação oferecida pela vertente majoritária e dominante (70,26%) do Programa não é de formar profissionais qualificados de nível técnico, mas de prover o mercado de empregos com trabalhadores que estavam, até então, dele excluídos e, desta forma, garantir a oferta de mão de obra pouco qualificada e barata (baixos salários). O que terá a consequência de reduzir a pressão por elevações salariais.
Inclusão excludente
O prof. Ribeiro assinala que, dada a (precária) qualidade da mão de obra inserida dessa forma no mercado de empregos, tudo indica que a exclusão permanecerá no horizonte dessa população. Sua inserção será, na verdade, uma “inclusão excludente”
Execução privada do Programa
O docente da UFRGS ainda questiona o grave risco de que a execução do Programa seja eminentemente privada, feita pelo chamado Sistema S (Senac/Senai) e pela rede privada de educação profissional.
Leia o artigo do prof. Jorge Ribeiro, na íntegra, aqui: “O Pronatec diante da inclusão excludente e da privatização da formação”
3-Pré-inscrições estão abertas, até 12 de outubro, para 4º Colóquio de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural que será realizado na UFRGS
O 4º Colóquio Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural ocorrerá em Porto Alegre, na UFRGS, entre os dias 12, 13 e 14 de novembro.
O Colóquio é um espaço acadêmico e social reconhecido por promover debates de alta qualidade e profundidade sobre resultados de pesquisas e questões relacionadas a políticas públicas e por contribuir com avanços teóricos e conceituais.
Em função do reduzido espaço físico, será realizada uma seleção de participantes, cujos critérios estão disponíveis no site do evento. As pré-inscrições estão abertas até o dia 12 de outubro.
As evento acontecerá no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (Av. João Pessoa, 52 – Campus Centro).
O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural (Gepad) em colaboração com os programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e em Sociologia.
Mais informações no site: www.ufrgs.br/coloquioaf/home.php
Fonte: UFRGS, Notícias.
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