PAUTA:
1- Escute, pela internet, o programa Voz Docente, nº 9/2014, de 01/10, com entrevista sobre terceirização da contratação e administração de docentes federais.
2-Renomeada principal via de acesso à Capital: sai “Castelo Branco”, agora é “Avenida da Legalidade”.
3-Saiu na imprensa: greve dos bancários está se fortalecendo.
4-Consulta popular por reforma política teve mais de 7 milhões de votos.
1-Escute, pela internet, o programa nº 9/2014, de 01/10, com entrevista sobre terceirização da contratação e administração de docentes federais.
No roteiro, estão:
-Sobre a interdição do Voz Docente, nº 8
Esclarecimento do programa sobre o cancelamento do nº 8 (como informado no boletim anterior, ficou acordado entre a Direção da Rádio e a Seção Sindical que o programa Voz Docente, nº 8, será veiculado em data próxima, de escolha da Direção da Rádio).
-Receita do conde Pié
O conde Pié, recém condecorado, apresenta receita de suflê filosófico-político, feito à base de massa crítica, porém – ressalva-se – absolutamente livre de propaganda eleitoral (para alívio de todos nós) e não partidária (pois o ANDES-SN é independente dos governos e dos partidos). O Conde assevera que o prato é saboroso e firme, mas sem perder a ternura. Não garante que todos vão gostar, pois o gosto é livre e subjetivo, e assim sendo, sem possibilidade de haver consenso.
–Entrevista do presidente do ANDES/UFRGS sobre o projeto da Capes (e do governo) de terceirizar a administração e contratação de docentes federais
O presidente do sindicato dá suas primeiras avaliações sobre as declarações do Presidente da CAPES. Esse assunto certamente será tema de muitos programas, já que é de interesse não somente da comunidade universitária, mas de toda população brasileira.
Escute Voz Docente pelo facebook: https://www.facebook.com/andesufrgs
ou pelo blog: http://andesufrgs.wordpress.com/voz-docente/
Não perca!
Escutou o programa e gostou: curta e compartilhe!
Envie seus comentários, sugestões, dúvidas e perguntas a vozdocente@ufrgs.br
No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.
Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line: http://www.ufrgs.br/radio/2-Renomeada principal via de acesso à Capital: sai “Castelo Branco”, agora é “Avenida da Legalidade”
Nesta quarta-feira 01/10, foi promulgado o Projeto de Lei aprovado pelo Legislativo municipal: o principal acesso a Porto Alegre deixa de homenagear, primeiro presidente da ditadura militar, e passa a se chamar “Avenida da Legalidade e da Democracia”.
Como o prefeito José Fortunati não sancionou nem vetou o projeto, quem o promulgou foi o presidente em exercício da Câmara. Fortunati justificou sua postura alegando que haveria dúvidas quanto a aspectos ”formais” relativamente à processualidade e votação do projeto.
A não-decisão do prefeito surpreendeu, foi taxada de “omissão” e recebeu críticas, pois militou contra a ditadura e está filiado no PDT, partido fundado por Leonel Brizola, principal figura historicamente associada com o movimento da Legalidade, em agosto de 1961.
A Comissão Estadual da Verdade (CEV-RS) declarou que a “renomeação de logradouros, retirando a homenagem (auto)prestada a autoridades do regime autoritário, ao lado da identificação de sítios de memória – locais que marcam a existência de pessoas ou fatos históricos do passado recente de resistência e de repressão –, constitui importante passo no processo de ressignificação dos espaços públicos, associando-os à luta pela efetivação da democracia e da cidadania”.
Fontes: Correio do Povo, 02/10/2014, p. 18; Sul 21; ZH.
3-Saiu na imprensa: greve dos bancários está se fortalecendo
Está crescendo a greve dos bancários. No Rio Grande do Sul, fecharam 767 agências na terça-feira (primeiro dia de paralisação) e 919 na quarta-feira.
Nacionalmente, 6.572 unidades não abriram na terça, e 7.673 na quarta-feira.
Um dirigente bancário comenta: “A população tem certa solidariedade, porque ela sabe que a culpa é dos bancos. A maioria dos clientes nos apoia”.
Os bancários reivindicam: 12,5% de reajuste salarial, piso de R$ 2.979,00, auxílio-creche/babá de R$ 724,00 por mês, entre outros itens.
Leia mais aqui.
Fonte: Correio do Povo, 02/10/2014, p. 7.
4–Consulta popular por reforma política teve mais de 7 milhões de votos.
Na quarta-feira 24/09, a Coordenação do “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político” divulgou os resultados do Plebiscito, realizado entre os dias 01 a 08 de setembro.
7,75 milhões de pessoas participaram do Plebiscito Popular. Desse total, 6,95 milhões votaram em urnas físicas e 1,74 milhão pela internet. As manifestações favoráveis à convocação de uma assembleia exclusiva para reforma política somaram 97,05% do total, as contrárias, 2,57% e 0,38% foram votos brancos e nulos.
Ainda que o objetivo inicial fosse atingir a marca dos 10 milhões de votantes em todo o país, a organização da consulta popular avalia o Plebiscito como vitorioso, superando as expectativas de participação nos vários estados brasileiros.
A votação feita entre os dias 1º e 8 de setembro faz parte de uma campanha organizada por movimentos sociais para a convocação de uma assembleia constituinte para fazer alterações nas leis referentes ao sistema político. A votação, que na prática é apenas uma consulta, é uma forma de pressionar o Congresso Nacional para a convocação de um plebiscito com valor legal sobre o tema.
Fonte: Sul 21, 24 e 26/09/2014.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!