InformANDES na UFRGS, nº 90/2014, 29/09/2014.

PAUTA:

1-Sobre a decisão da Direção da Rádio da Universidade de obstar a veiculação do programa Voz Docente, nº 8.

2-Nesta terça-feira, 30/09, às 18h30, palestra: “Mudanças na aposentadoria dos docentes federais: como era e como ficou?”

3-Precarização: prédio do Instituto de Biociências da UFF foi fechado devido a falha estrutural.

1-Sobre a decisão da Direção da Rádio da Universidade de impedir a veiculação do programa Voz Docente, nº 8

Voz Docente é o programa de rádio da Seção Sindical ANDES/UFRGS. O programa nº 8 deveria ter sido radiodifundido às 13h00 da última quarta-feira, 24 de setembro, mas NÃO foi ao ar por decisão da Direção da Rádio da Universidade/UFRGS, informada através da seguinte mensagem:

“Ao Andes Sindical RS [sic],
Prezado Presidente Carlos Alberto:
Após ouvirmos o programa ‘A Voz Docente’ [sic] que seria veiculado hoje, percebemos que foi reprisado um comentário onde um professor, com a alcunha de ‘Conde Pie’, faz uma ameaça direta a uma pessoa.
Por este tipo de conduta não estar de acordo com o Código Civil e com a linha editorial da emissora, decidi cancelar esta veiculação pois é minha obrigação como gestor público preservar a Entidade de qualquer forma de punição.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente”.

A mensagem é assinada pela Direção da Rádio da Universidade.

Foi requerida reunião urgente com a Direção da Rádio, que ficou disponível para se reunir, com a Seção Sindical ANDES/UFRGS, na manhã desta segunda-feira, 29/09.

Participaram da reunião, por um lado, o Publicitário e Professor André Prytoluk, Diretor do CTE/UFRGS, a Jornalista Cláudia Petersen Heinzelmann, Diretora da Rádio, e o Professor e Jornalista Ricardo Schneiders da Silva, Secretário de Comunicação Social da UFRGS; por outro lado, os profs. Robert Ponge e Joacir Medeiros, respectivamente 1º vice e diretor do ANDES/UFRGS, e o advogado Guilherme P. Monteiro, da Assessoria Jurídica da Seção (Rogério Viola Coelho Advogados).

Ao final do encontro, a Direção da Rádio continuou caracterizando sua decisão como uma medida preventiva necessária; por sua vez, a Seção Sindical continua caracterizando a referida decisão como unilateral, vaga, infundada, em suma, como um ato de censura à íntegrado programa.

No entanto, a reunião foi produtiva, pois permitiu vários esclarecimentos, de e para ambas as partes, e ficou acordado que o programa Voz Docente, nº 8 seria veiculado em data próxima, de escolha da Direção da Rádio. Informaremos a data e horário oportunamente.

Porém, o(a)s colegas não precisam esperar para escutar o programa nº 8, pois pode ser acessado, na íntegra, pela internet, no facebook:https://www.facebook.com/andesufrgs

ou no blog do ANDES/UFRGS: http://andesufrgs.wordpress.com/voz-docente/

Informamos que o programa nº 8 foi normalmente ao ar, na semana passada, pela RádioCom, 104.5 FM, em Pelotas.

2-Nesta terça-feira, 30/09, às 18h30, palestra: “Mudanças na aposentadoria dos docentes federais: como era e como ficou?”

Diante dos receios suscitados pelo anuncio, pelo presidente da CAPES, que o governo deu o sinal verde para a contratação de professores pela CLT, sem RJU e através de “Organizações Sociais – OSs”, a palestrante inserirá esclarecimentos e comentários sobre essa questão, embora sem perder o foco e a centralidade em relação ao tema da aposentadoria.

Venha saber e discutir: compareça!

PALESTRANTE: Profª Claudia March, docente da Universidade Federal Fluminense – UFF e secretária geral do ANDES-SN;

ONDE: Auditório da Faculdade de Economia, Campus Centro da UFRGS, Av. João Pessoa, 52, 3º andar.

3-Precarização: prédio do Instituto de Biociências da UFF foi fechado devido a falha estrutural

Uma grave falha estutural ameçou derrubar o prédio do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense – UFF, no campus do Valonguinho, em Niterói. O que provocou o fechamento do prédio e a suspenção das aulas, em agosto.

As denúncias na imprensa, a pressão local e nacional de docentes, funcionários técnico-administrativos e estudantes parece ter funcionada. Conseguiram voltar ao prédio com certas salvaguardas e estão aguardando a finalização de obra atrasada para ter um novo endereço.

Leia mais aqui.

Fonte: coNeCte, blog da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento http://blog.sbnec.org.br

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!