InformANDES na UFRGS, nº 88, 02-03/10/2016.

Em defesa da Educação, Saúde e Serviço Públicos: Diga NÃO à PEC 241!

Nesta semana, a PEC 241, de efeitos devastadores, entra em votação na “Comissão Especial”. Quatro deputados gaúchos são membros da referida Comissão. Agora, é hora de fazer chuva de e-mails sobre eles, chamando-o(a)s a dizer NÃO à PEC 241.

 PAUTA:

1-Agora, é a hora de fazer chuva de e-mails chamando quatro deputados federais/RS a dizer NÃO à PEC 241.

2-Reunião do Grupo de Estudos Escola Sem Mordaça, nesta terça-feira, dia 05/10.

3-No Dia Nacional do Surdo, Instituto de Letras e Faculdade de Educação promoveram o 1º Setembro Azul/UFRGS.

4-Nesta semana, Seminário “80 Anos da Guerra Civil e Revolução Espanhola”.

1-Agora é a hora de fazer chuva de e-mails chamando quatro deputados federais/RS a dizer NÃO à PEC 241

Passou o 1º turno da eleição, mas a PEC 242 – de efeitos devastadores – continua tramitando em ritmo acelerado na Câmara Federal. Nesta semana, será posto em votação o texto do Relator  da Comissão Especial, que se posiciona pela aprovação da referida Proposta de Emenda Constitucional.

A PEC 241/2016 pretende congelar, por 20 (vinte) anos, as despesas públicas no atual patamar. Provocará a eliminação de dispositivos legislativos que garantem verbas para a Educação, Saúde, Saneamento Públicos e acarretará o esfacelamento dos Serviços Públicos

Diante da gravidade da PEC 241 para a Educação, a Saúde e o Serviço Públicos e para os direitos dos servidores federais, estaduais e municipais, o ANDES-SN e sua Seção Sindical/UFRGS convidam os docentes a fazerem chuva de e-mails sobre os quatro deputados federais, chamando-os a dizer NÃO à PEC 241/2016.

Seguem, abaixo:

Proposta de texto de mensagem a postar aos quatro deputados/RS que são membros da Comissão Especial:

Senhor(a) Deputado(a) da bancada federal do Rio Grande do Sul:

Na qualidade de docente e pesquisador da UFRGS bem como de morador e eleitor do estado do Rio Grande do Sul, venho, pela presente mensagem, solicitar de Vossa Senhoria que vote pela rejeição da PEC 241/2016, porque o referido projeto acarretará o desmonte do Serviço Público. Em defesa da Educação, Saúde e Serviço Públicos, é necessário dizer NÃO à PEC 241/2016.

Atenciosas saudações,

Nome

Lista dos e-mails dos quatro deputados federais/RS que são membros da Comissão Especial: são eles o deputado Darcísio Perondi (PMDB), deputada Maria do Rosário (PT), dep. Mauro Pereira (PMDB) e dep. Nelson Marchezan Jr. (PSDB); seus e-mails: dep.darcisioperondi@camara.leg.br ;

dep.mariadorosario@camara.leg.br ;

dep.mauropereira@camara.leg.br ;

dep.nelsonmarchezanjunior@camara.leg.br ;

Saiba mais sobre a PEC 241/2016:

A PEC 241 significará uma violenta regressão nos direitos e no Serviço Público

PEC 241 é um meteoro prestes a cair no Brasil, por Antonio Carvalho Araujo

Confira mais informações sobre a nota técnica do Dieese sobre a PEC 241.

2-Reunião do Grupo de Estudos Escola Sem Mordaça, nesta quarta-feira, dia 05/10

Nesta quarta-feira, 05 de outubro, das 13h30 às 16h30, reúne-se o Grupo de Estudos Escola Sem Mordaça tendo como tópicos de estudo: direito à educação de qualidade, liberdade de ensinar, liberdade de aprender, liberdade de cátedra.

O encontro é aberto a quem se interessar pelo estudo do tema e ocorre na sala 210 do Instituto de Psicologia da UFRGS, Rua Ramiro Barcelos, 2600. O prof. Fernando Seffner (FACED) é responsável pela coordenação deste encontro.

O Grupo de Estudos Escola Sem Mordaça foi criado durante o processo de fundação da Frente Gaúcha Escola Sem Mordaça. É coordenado pela profª Vera Peroni (FACED).

3-No Dia Nacional do Surdo, Instituto de Letras e Faculdade de Educação promoveram o 1º Setembro Azul/UFRGS

Para celebrar o Dia Nacional do Surdo (ver abaixo), o Instituto de Letras e a Faculdade de Educação promoveram o 1º Setembro Azul UFRGS. As atividades aconteceram durante todo o dia 30/09.

O evento objetivou divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os aspectos do movimento, cultura e identidade da comunidade surda, pois há a necessidade de que os surdos tenham a noção do que é ser surdo.

O evento reuniu grupos de professores, alunos e surdos de várias partes do estado, entre eles grupos de Santana do Livramento e Santa Maria.

Sobre o Dia Nacional do Surdo, e por que a cor azul?

No dia 26 de setembro, comemora-se o Dia do Surdo, data institucionalizada em 2008 que valoriza as pessoas surdas do Brasil.

A cor azul foi escolhida para representar o “Orgulho Surdo” e prestar homenagem a todos os que morreram depois de serem classificados como surdos, com uma faixa dessa cor amarrada ao braço, durante o nazismo alemão e a opressão enfrentada pelos surdos na atualidade.

Leia a matéria na íntegra: Evento promove o Setembro Azul na UFRGS

4-Nesta semana, Seminário “80 Anos da Guerra Civil e Revolução Espanhola”

Neste semana, entre os dias 03 e 07 de outubro, das 18h30 às 22h, acontece o Seminário 80 Anos da Guerra Civil e Revolução Espanhola, que ocorrerá nas dependências do IFCH (Pantheon e Sala Multimeios), no Campus do Vale da UFRGS).

A atividade é uma promoção do NPH/UFRGS, com apoio do Departamento de História, PPG e Mestrado Profissional em História do IFCH/UFRGS.

Maiores informações, aqui ou aqui

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!