InformANDES na UFRGS, nº 71/2014, 20/08/2014.

PAUTA:

1-Nesta 5af., 9h30, Ato estadual unificado em defesa dos direitos dos aposentados tanto do serviço público como do regime geral.

2-Encontro Nacional de Educação e “Carta do Rio de Janeiro” chamam à unidade para barrar mercantilização da Educação.

3-Docentes de todo o país se reúnem em Aracaju (SE) no 59º Conad do ANDES-SN.

1-Nesta quinta-feira, pela manhã, Ato estadual unificado em defesa dos direitos dos aposentados tanto do serviço público como do regime geral

Objetivos do Ato

-Pela aprovação da PEC 555/06, que objetiva o fim do desconto (de até 11% – denominado de “contribuição previdenciária”) injustamente cobrado pelos governos, desde 2003, sobre as aposentadorias dos servidores;

-Pela aprovação do PL 4434/08, que altera o percentual de reajuste das aposentadorias do INSS, de forma que o aposentado volte a receber pelo mesmo número de Salários Mínimos da época em que se aposentou.

Na capital gaúcha, a intenção é pressionar o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT), já que é o Poder Executivo que tem se negado a colocar esses projetos em apreciação pelo parlamento.

A quem diz respeito?

Essas duas reivindicações são de todas e todos: de quem já se aposentou e de quem vai um dia se aposentar, pois todas e todos estão sendo  prejudicados ou vão ser prejudicados pelas sucessivas “reformas” previdenciárias de FHC e Lula e suas implementações.

Quando e onde?

Nesta quinta-feira, 21 de agosto, pela manhã, em Porto Alegre;

Às 9h30, concentração sob o viaduto da Conceição, próximo à Avenida Farrapos – seguida de caminhada pela Av. Mauá;

Às 10h30, Ato Público no largo do Trensurb (Avenida Mauá), em frente ao Mercado Público.

Compareça!

Quem organização a manifestação?

 

Trata-se de um movimento nacional. o “UNA-SE” – Movimento Unificado dos Aposentados do Serviço Público e da Iniciativa Privada – fundado em 16/07. O UNA-SE reagrupa um conjunto de entidades nacionais e locais, entre as quais Mosap, Cobap, Fetapergs, Anfip, Sindifisco Nacional, ANDES-SN, Sinasefe, Sindisprev/RS, Agafisp, etc.

O UNA-SE realizou Ato Nacional de lançamento da campanha nacional conjunta de mobilização, cuja primeira etapa prevê a realização de Atos estaduais no Rio de Janeiro (16/08), Porto Alegre (21/08) e, depois, São Paulo (28/08) e Natal (18/09).

Leia mais aqui.

Fontes: ANDES/UFRGS, Anfip, Fetapergs e Agafisp, com edição da Seção Sindical/UFRGS.

2-Encontro Nacional de Educação e “Carta do Rio de Janeiro” chamam à unidade para barrar mercantilização da Educação

No último final de semana, de 8 a 10 de agosto, ocorreu o Encontro Nacional de Educação – ENE, na cidade do Rio de Janeira.

O Encontro foi aberto, na sexta-feira, com uma Marcha pela Educação Pública, que chamou a atenção da população carioca.

Na Plenária do sábado de manhã, sobre o tema “Conjuntura, lutas sociais e educação”, a mesa redonda analisou os avanços da “educação mercantil”.

A tarde do sábado foi dedicada à realização de animados Grupos de Discussão – GDs, cada grupo debatendo um dos sete temas do Encontro: financiamento; democratização da educação; privatização, mercantilização; avaliação e meritocracia; precarização das condições de trabalho; entre outros.

No domingo, a Plenária de encerramento apreciou os relatórios oriundos dos Grupos de Discussão. Também, aprovou a “Carta do Rio de Janeiro”, que conclama à unidade para barrar os avanços galopantes da educação mercantil e para fortalecer a Educação Pública, Gratuita, Laica, de qualidade e socialmente referendada.

Na segunda-feira, 11/08, ocorreu uma “Reunião Internacional em Defesa da Educação Pública e de Qualidade”, reunindo entidades brasileiras e entidades vindas do Exterior para participar do ENE como observadoras.A reunião permitiu a troca de experiência sobre a situação da educação pública, em todos os níveis, nos diferentes países.

O evento reuniu mais de dois mil participantes, entre docentes, discentes e trabalhadores da Educação, e contou com uma numerosa representação gaúcha.

Leia mais sobre o ENE, aqui.

Fontes: ANDES-SN e delegação da UFRGS no ENE, com edição da Seção Sindical/UFRGS

3-Docentes de todo o país se reúnem em Aracaju (SE) no 59º Conad do ANDES-SN

O CONAD é o Conselho Nacional do ANDES-SN, composto por um delegado de cada Seção Sindical. Cerca de 250 docentes, de todas as regiões do país, são esperados para sua 59ª edição, que será realizada em Aracaju (SE) entre os dias 21 e 24 de agosto. Esta é a terceira vez que Sergipe sedia o Conad.

 

O evento tem por tarefas: 1) dar posse à nova Diretoria que estará à frente do Sindicato Nacional nos próximos dois anos; 2) atualizar o plano de lutas do ANDES-SN, a partir do tema central “Luta em defesa da educação: autonomia da universidade, 10% do PIB exclusivamente para a educação pública”; 3) exercer o papel de conselho fiscal.

Entre as pautas que serão discutidas no Conad, estão as lutas:

–pela aplicação imediata dos 10% do PIB exclusivamente para a Educação Pública;

-pela reestruturação da Carreira Docente;

-contra a privatização dos Hospitais Universitários por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh);

-contra a privatização do sistema de aposentadoria e contra o Fundo de Pensão para os servidores públicos (Funpresp).

Fonte: ANDES-SN, 19/08/2014.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!