InformANDES na UFRGS, nº 69/2014, 17/08/2014.

Movimento “UNA-SE” do RGS convoca Ato estadual em Porto Alegre em defesa dos direitos dos aposentados tanto do serviço público como do regime geral

Reunião e Ato Nacional fundaram o “UNA-SE” – Movimento Unificado dos Aposentados

Reunião realizada em 16 de julho, em Brasília, selou a união da luta pelos direitos dos aposentados do regime geral (INSS) e do regime próprio dos servidores públicos. O Movimento Unificado dos Aposentados do Serviço Público e da Iniciativa Privada decidiu assumir a denominação de UNA-SE.

No dia 05 de agosto, foi realizado Ato Nacional de lançamento da campanha nacional conjunta de mobilização (ver o nº 66 deste boletim), cuja primeira etapa prevê a realização de Atos estaduais no Rio de Janeiro (16/08), Porto Alegre (21/08 – ver abaixo) e, depois, São Paulo e Natal (Rio Grande do Norte).

Objetivos do UNA-SE

O objetivo é pressionar a Câmara dos Deputados a votar e aprovar a PEC 555/06, que extingue a cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados do serviço público, bem como o PL 4434/08, que reajusta as aposentadorias do INSS pelo mesmo número de Salários Mínimos da época de sua concessão.

As lideranças do movimento avaliam que, unindo esforços entre os dois segmentos (os Aposentados do Serviço Público e da Iniciativa Privada) será possível ganhar força para que os dois Projetos de emenda saiam da gaveta e entrem em votação.

Atualmente, no Brasil, são 30 milhões de aposentados e pensionistas pelo INSS e dez milhões pelo serviço público.

Lançado UNA-SE em Porto Alegre

Na última sexta-feira, 15/08, o UNA-SE do Rio Grande do Sul foi lançado em reunião ocorrida na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Lideranças de mais de vinte entidades representativas estiveram presentes no encontro, entre as quais a Seção Sindical ANDES/UFRGS, representada pelo prof. Robert Ponge, seu 1º vice-presidente.

As entidades estão unindo esforços para garantir, na manifestação, uma presença significativa de pessoas, tanto aposentados como futuros aposentados. Na capital gaúcha, um dos objetivos do Ato é pressionar o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT/RS), pois o governo federal se mantém intransigentemente contrário à votação dos referidos PL e PEC.

Convocado Ato Público para a quinta-feira, 21/08

A reunião dedicou-se a discutir a realização de manifestação e Ato público a realizar-se na próxima quinta-feira, 21 de agosto, no turno da manhã. Está prevista a vinda de delegações por ônibus fretados de Rio Grande, Litoral Norte, São Gabriel, Região Metropolitana…

Por enquanto, ficou decidido que haverá três pontos de concentração, às 9h00: um em frente ao Instituto de Educação Flores da Cunha, na Avenida Osvaldo Aranha; outro, sob o viaduto da Conceição, próximo à Avenida Farrapos; o terceiro, no largo em frente à Rodoviária.

O Ato Público será realizado na Avenida Mauá, no largo do Trensurb, em frente ao Mercado Público, a partir das 10h00.

Nesta segunda-feira, 18/08, a comissão organizadora do Ato Público vai conferir o grau de mobilização estadual e precisar os detalhes da manifestação e do Ato. Este boletim informará a respeito.

Fontes: ANDES/UFRGS, Anfip e Agafisp, com edição da Seção Sindical/UFRGS

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!