Em Tempo: Para dizer Não ao PL 4330 das terceirizações! Não às MPs 664 e 665,
o Fórum das 32 Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEF) chama à realização de Dia Nacional de atos, manifestações e Paralisações, no dia 15/04.
Cinco centrais sindicais chamam a fazer um dia de paralisação, também em 15/04
PAUTA:
1-No segundo dia da Jornada Nacional de Luta, servidores federais conseguem reunir com MPOG e arrancam promessa de que negociação começará em 23 de abril.
2-Desenrolar e avaliação da Jornada Nacional de Luta dos docentes e servidores federais.
3-Dia 15 de abril é Dia Nacional de Atos, Manifestações e Paralisações contra o PL 4330 e as MPs 664 e 665.
4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 14/2015.
1-No segundo dia da Jornada Nacional de Luta, servidores federais conseguem reunir com MPOG e arrancam promessa de que negociação começará em 23 de abril
No dia 08/04, segundo dia da Jornada Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais, os docentes e demais servidores federais começaram com uma manifestação diante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizando Ato em defesa da liberdade sindical e do ANDES-SN.
De lá, no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) cobraram a abertura imediata de negociações com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (FONASEF). Pois o governo só quer iniciar a negociação em maio.
Ao final da manhã, um grupo de representantes do Fórum foi recebido pelo Secretário de Relações do Trabalho do MPOG, Sérgio Mendonça, que se comprometeu em antecipar a abertura das negociações. No dia seguinte, o MPOG confirmou a antecipação, marcando reunião com o FONASEF para o dia 23 de abril.
2-Desenrolar e avaliação da Jornada Nacional de Luta dos docentes e servidores federais
Fórum foi recebido no Palácio do Planalto
Na manhã da quinta-feira 09/04, houve ainda outra atividade da Jornada Nacional de Lutas: foi realizada uma manifestação dos Servidores Federais em frente ao Palácio do Planalto. Os representantes do Fórum foram recebidos pelo secretário-geral da Presidência da República, a quem entregaram uma carta.
Paralisações, mobilizações e debates marcaram a Jornada Nacional de Luta, na rede federal superior
Além do ANDES-SN participar de manifestações em Brasília, as seções sindicais do Sindicato Nacional promoveram paralisações, manifestações, panfletagens e debates, entre os dias 7 e 9 de abril, nas universidades.
Entre as reivindicações, estão as demandas locais em cada instituição federal de ensino, combinadas com a pauta nacional do Setor das IFES e do Fórum dos Servidores Federais. Confira algumas das atividades, na UFPel, UFSM, UFPA, UFRJ, UFS, etc.: aqui.
Plenária de avaliação: uma vitória e um revés
Iniciada na terça-feira 07/04, a Jornada Nacional de Luta dos Servidores Públicos Federais (SPFs) teve seu encerramento nesta quinta-feira 09/04, em Brasília (DF). Uma plenária, que reuniu várias categorias do serviço público federal, realizou a avaliação da jornada, apontando encaminhamentos para o prosseguimento da luta.
Foi consensual a avaliação de que foi uma vitória ter conseguido obter a antecipação da reunião de negociação com o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para o dia 23 de abril. Também foi acordo a posição de que é necessário o fortalecimento do Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs) nos estados para ampliar a mobilização.
Foi também consenso a avaliação de que a aprovação do Projeto de Lei (PL) 4330 na Câmara Federal – uma verdadeira contra-reforma trabalhista – foi um sério revés. Porém, o PL 4330 ainda deve passar pelo processo de votação dass emendas, na Câmara, e, depois, ser apreciado no Senado. Portanto, prossegue a luta contra o PL 4330!
Divulgado Boletim do Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs)
Nesta sexta-feira (10/04), foi divulgado o Boletim do Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPFs). O boletim é resultado das discussões e decisões dos servidores durante sua Jornada de Lutas, que ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de abril.
O boletim pode ser acessado clicando no link. Confira aqui o Boletim.
3-Dia 15 de abril é Dia Nacional de Atos, Manifestações e Paralisações contra o PL 4330 e as MPs 664 e 665
Está sendo organizada a resistência aos projetos de terceirização (PL 4330) e de retirada dos direitos trabalhistas( MPs 664 e 665).
No dia 15 de abril, será realizado o Dia Nacional de Atos, Manifestações e Paralisações contra o Projeto de Lei (PL) 4330, que possibilita a terceirização de atividades-fim, e contra as Medidas Provisórias (MP) 664 e 665, que retiram direitos do seguro-desemprego e da pensão por falecimento do cônjuge.
A convocação do Dia Nacional de atos, manifestações e Paralisações é uma decisão da reunião ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (FONASEF), bem como de cinco centrais sindicais: CSP-Conlutas, CUT, CTB, NCS e Intersindical.
Fonte: Voz Docente, nº 12, 25/03/2015.
4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 14/2015. No roteiro:
-Grande parte do Voz Docente desta semana fica dedicada a uma entrevista em que quatro representantes das entidades representativas debatem o processo de precarização que vive a UFRGS. Com o apoio de dados eloquentes, o prof. Mathias Luce (ANDES/UFRGS) relembra alguns dos acontecimentos mais significativos dos últimos tempos. O funcionário técnico-administrativo Jerônimo Menezes (Assufrgs) destaca o aprofundamento da terceirização. O estudante Guly Marchant (DCE) chama a atenção para o fato de que a UFRGS emprega bolsistas para desempenhar atividades que deveriam ser exercidas por funcionários técnico-administrativos. O pós-graduando Rodrigo Baggio (APG) salienta a precariedade da situação dos pós-graduandos.
-O conde Pié exemplifica e comenta a corrosão sofrida pelos salários dos docentes federais.
No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.
Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!