PAUTA:
1-Plenária do Setor das Federais do ANDES-SN indicou a necessidade de mobilizar.
2-Docentes e demais servidores federais realizarão Jornada Nacional de Mobilização e Luta, de 7 a 9 de abril.
3-Saiu na imprensa: “Jornal Nacional marca pior audiência em anos”.
4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 13/2015.
1-Plenária do Setor das Federais do ANDES-SN indicou a necessidade de mobilizar
No fim de semana de 28 e 29 de março, reuniu o Setor das Universidades Federais (IFES) do Sindicato Nacional. Muito representativa, a Plenária teve a presença de 41 seções sindicais. Representando a Seção ANDES/UFRGS, participou da reunião o prof. Mathias Luce (docente do IFCH e membro da diretoria). O ponto central da pauta foi a campanha salarial e reivindicativa dos docentes das Federais (IFES), acoplada e parte integrante da movimentação do conjunto dos servidores federais.
“É preciso mobilizar!”
O prof. Mathias sublinha: “O resultado dos debates e avaliações apontou que é preciso mobilizar. E que só com mobilização vamos mudar a intransigência do governo, conseguir o início da negociação e ter nossas reivindicações atendidas”.
Relativamente às declarações ministeriais, particularmente as do titular do Ministério do Planejamento (MPOG) na audiência com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (FONASEF), o prof. Mathias esclarece: “Os colegas não devem desanimar com as declarações peremptórias dos ministros de que serão implacáveis no ‘ajuste fiscal’. Está nas nossas mãos – pressionando, mostrando mobilização – a possibilidade de mudar essa posição insensível e socialmente irresponsável que é o corte de verbas para a Educação Pública e a Saúde”.
A pauta de reivindicações
Qual a pauta de reivindicações defendida pelo ANDES-SN? Além da campanha salarial conjunta com os demais servidores federais (reivindicação de uma data-base anual, com direito de negociação coletiva e reajuste linear), o prof. Mathias destaca:
“Temos a negociar em nosso favor a reestruturação da carreira (com um piso salarial, com o restabelecimento da D.E. e com a incorporação da Titulação – RT) e outros assuntos como o fim dos cortes no orçamento das universidades e a reversão da política de terceirizações, que extingue funções e cargos vitais para o dia a dia da Universidade, gerando sobrecarga de trabalho para os docentes, prejudicando as atividades acadêmicas e precarizando o funcionamento da Universidade em geral”.
Funcionamento democrático da Plenária e riqueza do quadro levantado a respeito da situação da rede federal superior
O prof. Mathias salienta: “A reunião do Setor das Federais proporcionou o debate democrático das posições construídas pela base, nas assembleias docentes realizadas nas universidades, como é característico do ANDES-SN.
Acrescenta: “As informações levadas pelas 41 seções sindicais presentes à reunião dá um quadro comum de precarização da infraestrutura e das condições de trabalho, tanto nas universidades novas e menos estruturadas, quanto naquelas do Sudeste e Sul do país, no que se inclui a UFRGS”.
2-Docentes e demais servidores federais realizarão Jornada Nacional de Mobilização e Luta, de 7 a 9 de abril
Na próxima semana, de 7 a 9 de abril, os docentes e demais servidores federais de todo o país realizarão aJornada Nacional de Mobilização e Luta. Em Brasília, haverá caravana nacional com manifestações na Esplanada dos Ministérios. E nos estados?
Nos estados, a mobilização será marcada com atos diversos e paralisações entre as diversas categorias do serviço público, concentradas na terça-feira 07. A Plenária do Setor das Federais do ANDES-SN indicou paralisação nacional unificada nas universidades federais, no dia 7.
E na UFRGS?
Na UFRGS, onde a mobilização está em seu estágio inicial, será realizada uma Audiência Pública para debater o processo de precarização e crise que se iniciou. Convocada pelo ANDES/UFRGS, em conjunto com a Assufrgs, o DCE e a APG, a atividade será realizada na quinta-feira, 09 de abril, às 12h00, no pátio da Faculdade de Educação (Campus Centro).
Veja o cartaz convocatório aqui.
Quem organiza e convoca a Jornada Nacional de Mobilização e Luta? O que pede?
A Jornada é organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (FONASEF), composto por 32 entidades nacionais representativas da categoria.
Foi protocolada uma carta solicitando audiência com o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Nelson Barbosa, para o dia 8. No documento, o Fórum rejeita a agenda apresentada pelo ministro na reunião de 20 de março – quando o MPOG sinalizou que só iniciará o processo de negociações em maio (e terminará em julho), o que, de fato, inviabilizaria uma negociação efetiva.
O Fórum reivindica a abertura imediata do processo negocial, uma vez que a pauta unificada foi protocolada em 25 de fevereiro.
3-Saiu na imprensa: “Jornal Nacional marca pior audiência em anos”
Queda da audiência do Jornal Nacional, da Rede Globo, é a pior em anos. Apesar de não ser de hoje, o principal noticiário da TV Globo atingiu um dos mais baixos índices de audiência na segunda-feira, 23 de março. A média da noite foi de 20 pontos, o equivalente a, por exemplo, os números do telejornal em um sábado de feriado prolongado, segundo o colunista Flávio Ricco. Dez anos atrás, a média do programa era de 35,8 pontos na Grande São Paulo – cada ponto equivale a 67 mil domicílios.
Por que será?
Fonte: Voz Docente, nº 12, 25/03/2015.
4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente desta semana, nº 13/2015. No roteiro:
-O Voz Docente desta semana traz uma entrevista com o prof. Fernando Pulgati (docente do Instituto de Matemática e membro da CPPD/UFRGS) sobre alguns problemas que afetam as progressões e promoções dos docentes, em decorrência da implementação, pela Reitoria da Universidade, de orientações governamentais carentes de respaldo legal.
-O quadro “Notícias expressas” denuncia que 85% do “esforço fiscal” recai nas costas dos assalariados e demais trabalhadores; também informa quais são os três partidos (PSDB, PMDB, PT) que mais receberam contribuições, na campanha eleitoral, das empresas investigadas pela Operação Lava-Jato.
-“O 1º de abril é o dia dos bobos; nos outros dias, nos fazem de bobos!”A partir desta pérola inicial, o conde Pié comenta a proposta que o braço sindical do governo protocolou no MEC. Surpresas à vista…
No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.
Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!