InformANDES na UFRGS, nº 112, 29/12/2016

 

Neste final de ano, a Seção Sindical oferece um cartão de Ano Novo:

e, como lembrança, um tríptico de imagens, símbolo da mobilização em defesa da Educação e Saúde Públicas

 

 

Colega, agende-se para o início de 2017: professor da UFRGS tem Assembleia Geral Docente no dia 05/01, quinta-feira, no Auditório da FACED:

17h: Assembleia da categoria. Pauta: calendário letivo aprovado pelo CEPE em 04/01; Termo de Acordo de Greve (reposição das atividades) com a Reitoria; outros assuntos.

18h30: Assembleia de sócios da Seção Sindical ANDES/UFRGS. Pauta: 36º Congresso do ANDES-SN: teses e eleição de delegado(a); outros assuntos.

PAUTA:

1-Câmara Federal aprovou o PLP 257 com modificações.

2-Algumas notícias do movimento na UFRGS: três reuniões com a Administração Central.

3-Nota de repúdio contra as retaliações, perseguições e demissões levadas à cabo pela empresa Multiágil contra funcionárias terceirizadas que fizeram greve.

4-Escute, pela internet, o programa Voz Docente nº 52/2016.

 1-Câmara Federal aprovou o PLP 257 com modificações

No encerramento do ano parlamentar, a Câmara dos Deputados aprovou, na terça 2012, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/16, que trata da renegociação das dívidas dos estados com a União. A renegociação prevê o alongamento da dívida por 20 anos e a suspensão do pagamento das parcelas até o fim deste ano, com retomada gradual a partir de 2017.

O texto aprovado na Câmara retira algumas das exigências de ajuste fiscal do governo, que penalizariam os serviços públicos. Votaram favoravelmente 296 deputados e 12 contrários.

Depois de várias rodadas de negociações entre líderes partidários e governadores de estados endividados, como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, os deputados concordaram em rejeitar parte das mudanças feitas no Senado. As mudanças aprovadas pela Câmara contrariam o entendimento da área econômica do governo, que considera essencial medidas de corte de gastos e ajuste fiscal pelos estados.

O texto seguiu para sanção presidencial. O presidente da República, Temer, anunciou que decidiu vetar parte do texto aprovado na Câmara.

Leia a matéria na íntegra: Câmara aprova PLP 257 com modificações

2-Algumas notícias do movimento na UFRGS: três reuniões com a Administração Central

Informe da reunião da Comissão de Negociação com o Pró-Reitor de Graduação em 20/12/2016

Relato da reunião dos representantes da Comissão de Negociação com a PROGRAD, em 22/12/2016

Reunião com a Reitoria, em 23/12, sobre a negociação dos dias paralisados

E, não esqueça: professor da UFRGS tem Assembleia Geral Docente no dia 05/01, quinta-feira, no Auditório (sala 102) da Faculdade de Educação (Campus Centro):

17h: Assembleia da categoria. Pauta: calendário letivo aprovado pelo CEPE em 04/01; Termo de Acordo de Greve (reposição das atividades) com a Reitoria; outros assuntos.

18h30: Assembleia de sócios da Seção Sindical ANDES/UFRGS. Pauta: 36º Congresso do ANDES-SN: teses e eleição de delegado(a); outros assuntos.

3-Nota de repúdio contra as retaliações, perseguições e demissões levadas à cabo pela empresa Multiágil contra funcionárias terceirizadas que fizeram greve

As trabalhadoras e os trabalhadores terceirizados da empresa Multiágil estavam sem receber o 13º salário e o vale transporte. A UFRGS informou que tinha pago a Multiágil em dia. O(a)s funcionário(a)s se mobilizaram em defesa de seus direitos, exigindo que a empresa cumprisse seus deveres.

Após o encerramento do movimento grevista, três funcionárias, entre elas líderes da Associação Unidos Terceirizadas, foram demitidas.

A Seção Sindical ANDES/UFRGS expressa toda sua solidariedade ao(à)s trabalhadore(a)s da empresa Multiágil que trabalham na UFRGS, manifesta seu veemente repúdio às retaliações contra as lideranças do movimento e exige um posicionamento imediato da Reitoria da UFRGS sobre essas demissões e perseguições sindicais.

29 de dezembro de 2016, Diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS

4- Escute, pela internet, o programa Voz Docente nº 52/2016

Ouça o programa nº 52/2016: https://soundcloud.com/voz-docente/programa-n-522016-do-dia-29-de-dezembro-de-2016

No Roteiro:

– O presidente do ANDES/UFRGS, professor Mathias Luce, faz uma avaliação das lutas de 2016 e aponta os desafios para o novo ano que começa.
– Nosso Conde Pié comenta acontecimentos do final da greve, que como diria Nelson Rodrigues, parecem uma verdade inverossímil, assim como nosso comentarista.

Notícias Expressas:
1- ANDES/UFRGS convoca Assembleia Geral de sócios para o dia 5 de janeiro
2- Calendário da UFPel é ajustado após o encerramento da greve
3 – Procuradoria-Geral da República sustenta que MP de reforma do Ensino Médio é inconstitucional

Voz Docente é semanal, produzido pela Seção ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL, da FURG e a Regional/RS do ANDES-SN, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/

O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas: pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!