Plenária do ANDES-SN chama a deflagrar a Greve Nacional Docente
Está crescendo e se fortalecendo a Greve Nacional da Educação Federal
E em Porto Alegre? Deflagrar a greve na UFRGS!
Nesta 4af., dia 23, às 12h, Assembleia Docente para fortalecer a greve.
PAUTA:
1-ANDES-SN chama os docentes a deflagrar greve nacional.
2-Nota da Diretoria da Seção Sindical: “A Greve Docente na UFRGS é legal e legítima, em defesa da Educação e Saúde Públicas”.
3-Algumas informações úteis.
4-Nesta quinta-feira: Ato-Show #Ocupa Matriz – Todo Apoio às Ocupações.
1-ANDES-SN chama os docentes a deflagrar greve nacional
Os representantes das seções sindicais das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas das redes federal, estadual e municipal aprovaram a deflagração de greve nacional, por tempo indeterminado, no próximo dia 24 (quinta-feira). Na mesma data, será instalado, em Brasília (DF), o Comando Nacional de Greve (CNG).
A deliberação foi tomada em base nas decisões das Assembleias Gerais realizadas para apreciar o indicativo de greve lançado pel Plenária anterior (04 e 05/11).
A deliberação ocorreu em Plenária realizada neste final de semana (19 e 20/11), reunindo o Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e o Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes). Estavam presentes representantes de 41 seções sindicais do Sindicato Nacional.
A greve nacional inicia com 25 instituições com as atividades paralisadas. A expectativa é que, já nesta semana, o número passe de 30 seções sindicais, porque há mais de 15 seções sindicais com o indicativo da greve já aprovado.
A decisão da Plenária do ANDES-SN vem para fortalecer sobremaneira a Greve Nacional da Educação Federal em curso, cujos componentes são o processo nacional de ocupações estudantis (Ocupa Brasil), a greve nacional dos servidores técnico-administrativos das universidades federais iniciada em 08/11 pela FASUBRA e a greve nacional dos docentes e técnico-administrativos dos Institutos Federais (IFs) iniciada em 11/11 pelo Sinasefe.
Leia mais sobre a greve nacional e conheça a lista das 25 instituições de ensino superior em greve: Docentes irão deflagrar greve nacional no dia 24
Na UFSM: Greve docente inicia nesta terça na UFSM
E na UFRGS?
Cabe lembrar que, na Assembleia Geral Docente, realizada na última sexta-feira, dia 17 de novembro, mais de 140 professores de 19 unidades da UFRGS, reunidos na FACED, deliberaram pela deflagração da greve local, em adesão à greve nacional dos docentes das instituições públicas federais de ensino.
A reivindicação fundamental do movimento é a retirada, por parte do Governo Federal, da PEC 55/2016 do Senado e da MP 746/2016 da Câmara.
Nesta quarta-feira, dia 23, às 12h, Assembleia Geral dos Docentes da UFRGS
ONDE: Auditório do ILEA, Campus do Vale;
QUANDO: dia 23, 4af., às 12h.
Pauta: 1) fortalecimento da greve; 2) Dia Nacional de Luta de 25/11; 3) Marcha “Ocupa Brasilia”, no dia 29/11.
Compareça!
2-Nota da Diretoria da Seção Sindical: “A Greve Docente na UFRGS é legal e legítima, em defesa da Educação e Saúde Públicas”
A Diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS elaborou nota em que: (a) reafirma a imperativa necessidade de unidade na luta em resposta aos pacotes do governo federal contra a Universidade, a Educação e a Saúde Públicas; (b) aponta que a efetiva resistência a esses ataques exige a adesão à Greve Nacional da Educação Federal, em curso; (c) esclarece porque a Greve Docente na UFRGS é legal, além de legítima; (d) explica porque e como existem duas entidades sindicais representativas dos docentes na UFRGS; (f) insiste que é preciso aprender a conviver com essa situação de dualidade de representação sindical, sem sectarismo; (g) chama novamente à Unidade, em prol do fortalecimento da Greve Nacional da Educação Federal.
Leia, na íntegra, a Nota da Diretoria da Seção Sindical ANDES/UFRGS, aqui.
3-Algumas informações úteis
–Blog da Greve: divulga notícias e os comunicados do Comando Local de Greve (CLG) na UFRGS.
-Facebook da Greve: https://www.facebook.com/Greve-UFRGS-2016/ Divulga informações, avisos e convocações a respeito da atual greve docente da UFRGS.
–Greve no Serviço Público, cartilha elaborada pelo Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos: Cartilha elaborado pelo Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos
-Cartilha do Estágio Probatório, elaborada pelos advogados Carlos Alberto Boechat Rangel e Júlio Canello, Assessoria Jurídica da ADUFF-SSind.: AQUI
–COMUNICADO N. 01 do CLG / UFRGS
–COMUNICADO N. 02 do CLG / UFRGS
-Foi lançado e pode ser visitado o site da Frente Nacional Escola Sem Mordaça no seguinte link: http://www.escolasemmordaca.org.br
4-Nesta quinta-feira: Ato-Show #Ocupa Matriz – Todo Apoio às Ocupações
https://www.facebook.com/apoioocupatudo/photos/gm.951099861663352/1122094154505945/?type=3&theater
https://www.facebook.com/events/951082158331789/
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!