InformANDES na UFRGS, nº 106, 17/11/2016.

Nesta quinta-feira, dia 17: Assembleia Geral Docente para deliberar sobre indicativo de greve.

Nesta quinta-feira, 17 de novembro, os docentes da UFRGS estão convocados para avaliar e deliberar sobre indicativo de greve nacional pela retirada da PEC 55 e da MP 746.

A Assembleia Geral será realizada às 18h, na sala 102 da Faculdade de Educação.

A convocação, realizada pela Seção Sindical da UFRGS em consonância com os encaminhamentos do Andes-SN, entidade representativa dos docentes do ensino superior, atende todos os requisitos legais para uma deliberação sobre greve docente.

Mas a decisão é da categoria – verdadeiros titulares do direito de greve segundo a Constituição Federal. É aos docentes, com ou sem filiação sindical, que cabe decidir sobre os caminhos da luta.

Vamos tomar essa decisão juntos, com debate, democracia e solidariedade.

Em defesa dos nossos direitos, da educação e da universidade, vamos construir a unidade do movimento docente.

Para visualizar a imagem, clicar aqui

Por que o Setor das Federais do ANDES-SN lançou o indicativo de greve nacional docente?

Porque é necessário avançar na mobilização e resistência à PEC 55 (241) que está na iminência de ser aprovada.

Porque a greve nacional da educação federal já se iniciou: as ocupações (nova forma de greve estudantil) estão presentes na quase totalidade das universidades e dos institutos federais; os técnico-administrativos das universidades entraram em greve nacional no dia 08/11; os docentes e técnico-administrativos dos IFs entraram em greve nacional no último dia 11. E ainda…

Está nascendo e crescendo a greve nacional docente das universidades: já são 17 as universidades federais com greve docente, e mais sete têm indicativo de deflagração para os próximos dias

São dezesseis universidades federais, um IF e uma universidade estadual (UPE) que já têm suas atividades paralisadas contra a retirada de direitos (contra a PEC 55(241), contra a MP 746). Sete universidades federais decidiram iniciar a greve nos próximos dias.

Até a última sexta-feira, dia 11, eram nove as universidades federais com greve docente. Em poucos dias, a cifra saltou para 16.

E são mais sete com indicativo de greve para os próximos dias, entre as quais: a UFMG vai deflagrar greve na quarta-feira 16 e, no dia seguinte, é a vez da FURG, em Rio Grande, nossa vizinha, entrar em greve!

Leia mais: Cresce o número de docentes em greve em Instituições de Ensino Superior

Quem lançou o indicativo de greve nacional docente?

Foi o Setor da Federais do ANDES-SN quem decidiu lançar o indicativo, em reunião realizada, nos dias 5 e 6/11, com a presença de docentes representando as seções sindicais de 45 instituições federais de Ensino: um alto quórum!

A orientação da reunião do Setor é de submeter o indicativo à Assembleia Geral Docente de cada universidade entre os dias 7 e 18 de novembro. Em caso de adesão ao indicativo, a Assembleia Geral deve debater se a greve deverá ser por tempo determinado (durante o período de tramitação da PEC 55/2016 e da MP 746) ou indeterminado (sem prazo).

Colega:

A Assembleia presencial é o espaço democrático por excelência da categoria e pertence a você. Venha debater e externar sua posição, tendo uma filiação sindical ou não.

Na Assembleia Geral Docente do próximo dia 17/11, vamos, coletivamente, tomar a decisão sobre como melhor encaminhar a luta necessária para enfrentar a PEC 55 e a MP 746.

 

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!