PAUTA:
1-Amanhã, sexta-feira: palestra e debate sobre “As armadilhas do Funpresp e a previdência dos novos servidores públicos federais”.
2-Escute, pela internet, o programa Voz Docente, nº 14/2014, de 05/11.
3-Dias 12 e 13, haverá a eleição para a CPPD.
4-Saiu na imprensa: “Prédio novo da UFRGS segue interditado e aulas foram transferidas”.
1-Amanhã, sexta-feira: palestra e debate sobre “As armadilhas do Funpresp e a previdência dos novos servidores públicos federais”
QUANDO: nesta sexta-feira, 07 de novembro, às 18h30;
ONDE: Auditório do Sindisprev/RS, Travessa Leonardo Truda, 40, 12º andar, Centro de Porto Alegre.
Palestrante: economista e prof. José Menezes (UFAL)
O evento é organizado conjuntamente pelo ANDES/UFRGS, Sindisprev/RS e Sintrajufe/RS.
O professor e economista José Menezes é doutor em História Econômica (USP). Foi supervisor técnico do DIEESE/SE. É atualmente professor Associado da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, onde coordena o Observatório de Políticas Públicas e Sociais; é autor de diversos trabalhos sobre os fundos de pensão e Coordenador do Núcleo Alagoense da Auditoria Cidadã da Dívida.
Compareça!
2- Escute, pela internet, o programa Voz Docente, nº 14/2014, de 05/11. No roteiro do programa nº 14/2014:
– O Voz Docente inicia noticiando o ato do Reitor da UFPel de privatização do Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas: o Reitor assinou o contrato de entrega do HE à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Segue leitura de breve e objetiva Nota da AdUFPel-Seção Sindical, denunciando a privatização (Leia mais no facebook desta Seção Sindical: https://www.facebook.com/andesufrgs).
– O quadro “Notícias Expressas” informa a respeito dos problemas decorrentes do processo de realocação de salas às turmas que usavam o prédio interditado no Campus Centro. Ao final da matéria, lança a pergunta que não quer calar: “Existe uma crise de infraestrutura na UFRGS?”.
– O quadro também noticia que 95 (noventa e cinco) estudantes da UNESP foram punidos com 60 dias de suspensão de atividades acadêmicas. A punição está baseada em artigos ligados à legislação da época da Ditadura. A decisão foi tomada pela reitoria da UNESP por conta de uma ocupação do prédio ocorrida em 2013.
– O entrevistado desta semana é o professor Frank Segui, docente da Universidade do Estado do Haiti, que fala sobre sobre os dez anos da Missão da ONU no Haiti.
– O irreverente professor conde Pié fala novamente sobre a proposta do Presidente da CAPES (e do governo) de eliminar concursos públicos para docentes e contratar professores pela CLT.
Escute Voz Docente pelo facebook:https://www.facebook.com/andesufrgs
ou pelo blog: http://andesufrgs.wordpress.com/voz-docente/
Não perca!
Escutou o programa e gostou: curta e compartilhe!
Envie seus comentários, sugestões, dúvidas e perguntas avozdocente@ufrgs.br
No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.
Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG,
e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas:
pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
3-Dias 12 e 13, haverá a eleição para a CPPD
A lista de inscritos homologados já foi divulgada. São 16 docentes da carreira do Magistério Superior (MS) e dois da carreira EBTT. O ANDES/UFRGS considera a CPPD um órgão fundamental na supervisão e aconselhamento sobre todos os temas relativos à carreira docente.
É, portanto, essencial participar da eleição da CPPD para fortalecê-la com instância independente (e não como organismo referendário das circulares e pareceres do governo ou da Administração). Para fortalecer a CPPD, faz-se necessário votar em candidatos comprometidos com tal independência.
A eleição para a CPPD acontecerá na próxima semana, nos dias 12 e 13, quarta e quinta-feira.
A lista das inscrições homologadas para a eleição pode ser acessada aqui.
O demais documentos relativos à eleição da CPPD podem ser acessados aqui.
4-Saiu na imprensa: “Prédio novo da UFRGS segue interditado e aulas foram transferidas”
Leia aqui.
Prédio foi interditado em meados de outubro e não tem previsão de ser liberado novamente – Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!