PAUTA:
1-Setor das Federais aponta os eixos prioritários para a Campanha 2015: carreira e condições de trabalho.
2- Escute, pela internet, o programa Voz Docente, nº 13/2014, de 29/10.
3-Cultura e História em Debate: Colóquio Internacional “150 anos da Primeira Internacional – AIT”, nesta 5af., 30/10, a partir das 14h00, no IFCH, Campus do Vale, UFRGS.
4-Cultura e Política em Debate: “O Exército Brasileiro no Haiti: solidariedade ou recolonização?” –na 6af., 31/10, às 14h00, no ILEA (Campus do Vale/UFRGS).
1-Setor das Federais aponta os eixos prioritários para a Campanha 2015: carreira e condições de trabalho
O Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Sindicato Nacional reuniu nos últimos dias 24 e 25 de outubro, em Brasília.
A plenária apontou como eixos centrais da luta para 2015: a intensificação do embate pela reestruturação da carreira, com a defesa do projeto de carreira do ANDES-SN para o magistério federal, e a busca de melhores condições de trabalho.
Outro ponto reafirmado pelos docentes foi a necessidade de fortalecer a campanha unificada dos Servidores Públicos Federais e a ampla participação no Seminário, a ser promovido pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais, que irá definir os rumos da luta do funcionalismo federal para o próximo ano.
Nesse sentido, a reunião do Setor destacou a reivindicação de um índice único de reajuste linear para a recomposição das perdas salariais, acumuladas no último período, e a definição da data-base, como itens fundamentais da luta conjunta com os demais servidores federais.
O prof. André Guimarães, um dos coordenadores do Setor das IFESs, explicou:
-para o magistério federal, “a nossa luta é continuar na defesa do nosso projeto de carreira e por melhores condições de trabalho. Isso se dá por conta da avaliação que o movimento faz da lei 12.772/2012, que desestruturou de vez a carreira do professor federal, inclusive na regulamentação do desenvolvimento na carreira, questão que foi remetida para dentro das instituições”;
– no Seminário Nacional dos Servidores Federais, “a nossa intenção é discutir como vamos chegar a esse índice unificado e também manter a defesa de 1º de maio como data-base para o reajuste salarial dos Servidores Federais”.
Fonte: ANDES-SN, 28/10/2014.
2- Escute, pela internet, o programaVoz Docente, nº 13/2014, de 29/10. No roteiro do programa nº 13/2014:
– O Voz Docente inicia com uma análise e caracterização da Circular nº 17/2014-Progesp/UFRGS que abole sumariamente o consagrado direito aos pagamentos retroativos em matéria de progressão ou promoção funcional.
– O quadro “Notícias Expressas” destaca o repudio à ação truculenta e violenta da Polícia Militar da Paraíba nos portões do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, em João Pessoa, PB.
– O entrevistado desta semana é uma entrevista com o Professor Marcello Musto, docente e pesquisado da York University, em Toronto, Canadá, que veio à UFRGS para palestrar sobre os 150 Anos da Associação Internacional dos Trabalhadores – AIT e lançar a edição brasileira da antologia que organizou sobre o tema.
– A partir do comentário preconceituoso de certo “formador de opinião”, o irreverente professor Conde Pié envereda para uma reflexão sobre a geografia do Brasil e sobre a estatística comparada dos rebanhos de bovinos nas distintas regiões do país.
– Sobre comportamentos parecidos: o Voz Docente ouve a posição do Ministério Público sobre asmensagens de cunho preconceituoso e ofensivo contra nordestinos que circularam nas redes sociais após o resultado das eleições,
Escute Voz Docente pelo facebook: https://www.facebook.com/andesufrgs
ou pelo blog: http://andesufrgs.wordpress.com/voz-docente/
Não perca!
Escutou o programa e gostou: curta e compartilhe!
Envie seus comentários, sugestões, dúvidas e perguntas avozdocente@ufrgs.br
No Voz Docente, temas de interesse da comunidade como ciência e tecnologia, cultura, realidade nacional e internacional, a situação dos docentes universitários e do funcionalismo público federal são abordados de forma crítica e equilibrada.
Voz Docente é semanal, produzido pelo ANDES/UFRGS, em parceria com as Seções Sindicais da UFPEL e da FURG, e radiodifundido às quartas-feiras, às 13h00, na Rádio da Universidade, 1080 AM ou on-line:http://www.ufrgs.br/radio/
O programa é também veiculado três vezes por semana em Pelotas:
pela Rádio Federal FM 107,9, emissora da UFPel, e pela RádioCom 104.5 FM.
3-Cultura e História em Debate: Colóquio Internacional “150 anos da Primeira Internacional – AIT”, nesta 5af., 30/10, a partir das 14h00, no IFCH, Campus do Vale, UFRGS
No âmbito do Colóquio Internacional e interinstitucional intitulado “A Associação Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores – AIT, 150 anos depois”, a UFRGS sediará, nesta quinta-feira 30, a partir das 14h00, duas mesas de debates:
– Mesa “MOVIMENTO OPERÁRIO E SINDICALISMO: DA COMUNA DE PARIS AOS DIAS ATUAIS”
Palestrantes: Hugo Dias (Universidade de Coimbra, Portugal), Robert Ponge, Frederico Bartz e Maurício Rombaldi (UFRGS);
Horário e local: das 14h às 17h, no Pantheon, IFCH, Campus do Vale, UFRGS;
– Mesa “ANTIGAS E NOVAS PERIFERIAS: OS DESAFIOS PARA UM NOVO INTERNACIONALISMO DA CLASSE TRABALHADORA”
Palestrantes: Franck Seguy (Université d’État d’Haïti), Hugo Dias (Universidade de Coimbra), Marcelo Badaró (Dpto de História, UFF e Niep-Marx), Mathias Seibel Luce (UFRGS);
Horário e local: das 18h30 às 22h30, no Auditório do ILEA, Campus do Vale, UFRGS.
Compareça!
Promovido por Grupos e Núcleos de Pesquisa de nove universidades brasileiras (UFRGS, USP, Unicamp, UFRJ, UFF, UFBA e outras), o Colóquio Internacional está ocorrendo entre os dias 24/10 e 03/11, nas cidades de São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Salvador e Porto Alegre. Na UFRGS, o evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação de História/UFRGS. Leia mais sobre o evento aqui.
4-Cultura e Política em Debate: “O Exército Brasileiro no Haiti:solidariedade ou recolonização?” – na 6af., 31/10, às 14h00, no ILEA (Campus do Vale/UFRGS)
A Missão da ONU no Haiti estará sendo discutida no próximo dia 31 de Outubro, sexta-feira, a partir das 14h, no Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), no Campus do Vale da UFRGS. Cabe lembrar que a tropa de “capacetes azuis” da referida Missão da ONU (a “Minustah”) está atualmente sob comando brasileiro.
A programação começa com a exibição do filme “Ninguém sabe onde fica o Haiti”, do diretor e professor de História Henrique Maffei.
Em seguida, às 15 horas, acontece a Conferência “10 Anos da MINUSTAH: solidariedade ou recolonização?”, com o Professor Frank Seguy, da Universidade do Estado do Haiti.
As atividades são promovidas por um Núcleo e um Grupo das Redes Interdisciplinares do ILEA: Capitalismo Dependente Latino-Americano e Grupo de Estudos Africanos. A entrada é franca.
Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!
—
– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!
– 10% do PIB para Educação Pública, já!