InformANDES na UFRGS, nº 07, 23/02/2015.

Começou nesta segunda-feira, em Brasília, o 34º Congresso do ANDES-SN: mercantilização da educação e corte nos orçamentos das universidades será discutido pelos professores

Teve início na manhã desta segunda-feira (23/02), o 34º Congresso do ANDES-SN, em Brasília (DF). O evento, que ocorrerá até sábado (28/02), já conta, até o momento, com 442 participantes, oriundos de 72 seções sindicais, ou seja: 342 delegados, 62 observadores, 5 convidados, 33 diretores.

A delegada representando a Seção Sindical ANDES/UFRGS é a profª Laura S. Fonseca, docente da Faculdade de Educação e membro da diretoria da entidade.

No encontro, instância máxima de deliberação da categoria docente, os professores definirão as políticas prioritárias do Sindicato Nacional para 2015.

Mesa de abertura

Na mesa de abertura do Congresso, o prof. Paulo Rizzo, presidente da entidade, afirmou que o momento político atual é crítico, de retirada de direitos dos assalariados e aposentados. Rizzo ressaltou também que o governo mercantiliza a Educação, com repasses de recursos públicos para empresas privadas e cortes de verbas na educação pública”.

Primeira plenária: definição do eixo central de luta em 2015

Na primeira plenária, o congresso deliberou que a centralidade da luta para 2015 será de “enfrentar a mercantilização da educação e intensificar a luta pela valorização do magistério, combatendo as políticas neoliberais, além de defender intransigentemente os direitos dos trabalhadores”.

A cobertura do Congresso pela equipe de Imprensa do ANDES-SN pode ser seguida no portal do Sindicato Nacional http://www.andes.org.br/andes/portal.andes ou no facebook da Seção Sindical: https://www.facebook.com/andesufrgs

Seção Sindical do ANDES-SN: sindicato de verdade!

– Ensino Público e Gratuito: direito de todos, dever do Estado!

– 10% do PIB para Educação Pública, já!